Alinhar as equipes de Vendas e Marketing é essencial para bom desempenho das empresas, afirma Pipedrive

Alinhar as equipes de Vendas e Marketing é essencial para bom desempenho das empresas, afirma Pipedrive

RESUMO

União de times ainda é um desafio, mas juntar esforços aumenta as chances de conversão de clientes


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A área de Vendas e Marketing e relacionamento com o cliente está entre as prioridades para a alocação de recursos financeiros e desenvolvimento das capacidades digitais, principalmente nas grandes empresas, segundo dados da Robert Half. Esse olhar para a área impacta diretamente na valorização dos profissionais de toda a estrutura de e-commerce e Marketing digital.

Segundo um relatório do Aberdeen Group, 74% das organizações com melhor performance têm um alinhamento completo entre as áreas de Vendas e Marketing. Juntos, os profissionais trabalham com mais eficiência, geram mais receita e retêm mais clientes. Ainda assim, o vínculo entre elas representa um desafio às companhias. Para ajudar nesse processo, a Pipedrive, plataforma de CRM adotada por mais de 95 mil empresas pelo mundo, lista os principais benefícios dessa união.

Pesquisa de público de marketing se transforma em argumentos de vendas

O time de Marketing passa muito tempo entendendo os interesses, comportamentos, preferências e histórico do público-alvo. Esse conhecimento ajuda a área de Vendas a compreender com maior precisão como as soluções oferecidas vão ao encontro das demandas e necessidades dos consumidores.

“Dados como idade, padrões de compra, interesses e comportamento online são extremamente valiosos para vendas. Eles são ótimos recursos para os vendedores prepararem seus argumentos e se conectarem com os clientes em potencial, ampliando as chances de conversão”, afirma Jens Oberbeck, VP de Vendas da Pipedrive, plataforma de CRM adotada por mais de 95 mil empresas pelo mundo.

As perguntas dos clientes ao time de vendas podem virar conteúdo de marketing

Ao contrário dos profissionais de Marketing, as equipes de vendas têm a vantagem de ter um canal direto com o consumidor. “Quando um cliente em potencial tem a atenção total de um representante de vendas, o contato se torna pessoal e ele acaba fazendo perguntas importantes, relacionadas às especificações do produto, aos diferenciais quanto ao concorrente e às condições de pagamento”, afirma Oberbeck.

O representante, ao repassar as perguntas mais frequentes para a área de Marketing, pode contribuir na construção de recursos para o departamento, como  conteúdos educacionais, a exemplo de vídeos, postagens em blogs ou construção de uma página de perguntas frequentes (FAQ). Essas soluções permitem que a empresa alcance seus clientes em potencial muito antes do contato deles com a equipe de vendas, fazendo com que a organização se destaque de seus concorrentes.

Colaborar para garantir leads qualificados

Muitos dos leads gerados pelo Marketing não conseguem converter ou mesmo responder às demandas da área de vendas. Nesse caso, as equipes podem estar com diferentes definições de um bom lead. A solução é trabalhar em conjunto e definir uma lista de verificação para ajudar na qualificação desses contatos.

Essa lista consiste basicamente em uma série de perguntas para entender se as necessidades e expectativas dos consumidores estão sendo atendidas e coletar suas impressões. “A qualificação de leads é fundamental para identificar oportunidades para vendas. Esse processo também contribui para a automatização de tarefas e no aumento da produtividade de vendedores, promovendo mais agilidade e eficiência na abordagem de prospects”, acrescenta Oberbeck.

Uso da ferramenta de CRM 

A comunicação entre as áreas é importante e uma boa plataforma de CRM pode ajudar a garanti-la. Desde a automação de fluxo de trabalho a relatórios personalizados e envio de e-mails em massa, essa ferramenta consegue gerenciar as iniciativas de Vendas e Marketing em um só lugar.

“Para dar às suas equipes a melhor chance de sucesso, certifique-se de investir em uma ferramenta personalizável que permite aos usuários rastrear e compartilhar seu trabalho, enquanto mantém todos focados nos objetivos de negócios”, reforça Oberbeck.

Vendas e Marketing têm o mesmo objetivo dentro de uma empresa: gerar mais receita. As diferentes atuações das áreas tornam-as complementares. Dessa forma, garantir uma união entre elas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.

 

Fonte: www.mundodomarketing.com.br