Imagem e reputação da sua marca: entenda a diferença

Imagem e reputação da sua marca: entenda a diferença

RESUMO

Já parou para pensar em como está a imagem da sua marca no mercado? E a sua reputação? Se você chegou até aqui imaginando que os termos são sinônimos, saiba que não é bem assim. Apesar de parecer semelhantes, esses termos não são iguais.


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Já parou para pensar em como está a imagem da sua marca no mercado? E a sua reputação? Se você chegou até aqui imaginando que os termos são sinônimos, saiba que não é bem assim. Apesar de parecer semelhantes, imagem e reputação não são a mesma coisa.

Imagem e reputação são características intangíveis da sua marca, possuem um valor enorme e colaboram muito na percepção que os diversos públicos que interagem com o seu negócio possuem da sua empresa. Colaboradores, clientes e fornecedores se baseiam muito nesses dois pontos para fechar com você. Seja para reter talentos, atrair clientes ou fechar parcerias, saiba que cuidar muito bem desses dois é um excelente caminho para o sucesso da sua marca.

 

 

 

Imagem x Reputação

 

A imagem da sua empresa está relacionada à percepção que um indivíduo teve em um contato, comprando ou consumindo pela primeira vez, tirando alguma dúvida antes de finalizar o contrato, por exemplo.

A reputação de marca é a soma de todas as percepções, aquelas que foram percebidas pelo coletivo, com os objetivos de imagem da organização. Podendo ser analisada em ações da empresa, nos resultados entregues por ela, respeito aos prazos e cronogramas, entre outros.

Além dessas duas, existe o quesito identidade, ou seja, o DNA da empresa, seus valores e propósito, quem ela realmente se propôs a ser. Aqui o maior desafio é imprimir esse objetivo de imagem e a organização ser enxergada da forma que realmente é, sem os possíveis ruídos das distorções de imagem.

 

Por que a boa imagem e reputação fazem a diferença para a sua marca?

 

Pense bem: você consumiria de uma marca da qual já ouviu pessoas de confiança falarem mal?

De todos os motivos, esse definitivamente é o maior: impacta diretamente na relação que possui com os seus públicos. O que pode ocasionar na diminuição de procura e consumo dos seus produtos e serviços, resultando em queda de lucratividade da sua empresa.

Manter um ótimo relacionamento com os públicos ao seu redor pode alcançar e conquistar novos clientes, fidelizar e engajar as pessoas que se identificam com o propósito da sua marca. Podendo gerar maior credibilidade e conferir caráter de autoridade ao seu negócio.

Se a sua marca está com a imagem fortalecida e com a reputação intacta, no caso de uma crise de imagem, os próprios clientes irão defender, divulgar e se tornarão embaixadores da sua marca, justamente por se sentirem conectados, ligados e pertencentes à ela.

 

Como posso melhorar a imagem e reputação da minha empresa?

 

Entre os aspectos que contribuem para essa melhoria, o fundamental para sua imagem e reputação é construído no dia a dia. Trabalhar a base de sua identidade, com o estabelecimento da visão, missão e valores, norteará a maioria das suas ações.

Além, é claro, do bom treinamento de todos os funcionários para que a cordialidade, transparência, respeito aos prazos e ao cliente sejam princípios básicos praticados diariamente. Essas ações certamente já serão percebidas pelo público e farão a diferença para sua empresa.

Porém, ao desenvolver um planejamento de comunicação estratégico, é possível mensurar os resultados e obter mais e melhores insights sobre essa questão. Contribuindo também para a divulgação dos seus serviços, entendendo melhor o que o cliente busca e prospectando novos.

Por essa razão, sugerimos que contrate os serviços de uma agência especializada que cuidará de todos os detalhes com toda expertise necessária para o sucesso do seu negócio.

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