Confira como fazer um briefing perfeito para o seu projeto

Aprenda a elaborar um bom briefing para garantir um projeto de sucesso!

11 de outubro de 2023 /

Aprenda a elaborar um bom briefing para garantir um projeto de sucesso!

Na relação cliente X agência, a comunicação deve ser clara para que a parceria seja bem-sucedida. Quando existem ruídos de comunicação, as coisas não saem do jeito que era esperado, não é?

Acontece assim: o cliente sabe o que quer (pelo menos, esperamos que saiba), mas, na hora de transmitir seus pensamentos para a agência, não consegue se expressar. Então, a agência recebe as ideias pela metade e não tem como entregar o que havia sido imaginado inicialmente, lá na cabeça do cliente.

Então, todos se frustram: o cliente recebe algo diferente do que imaginou e a equipe se sente mal com a negativa e o fato de ter que refazer o projeto.

O diagnóstico é simples: um briefing ruim transmitido lá no início do projeto.

Por isso, o primeiro passo para que seu conteúdo seja produzido com louvor por uma agência é o briefing. Nele, você detalha o que você quer, de que maneira, para qual finalidade e para quando. É bem simples, mas na correria do dia a dia, é comum esquecer alguns detalhes importantes que farão falta na hora da produção.

SAIBA MAIS -> Relação cliente X agência: uma parceria saudável é a chave do sucesso

Continue a leitura e confira algumas dicas para fazer um briefing de sucesso!

O QUE É BRIEFING?

O briefing é um documento que o cliente entrega para a agência de comunicação, sempre que solicita um projeto novo.

Neste documento, o cliente precisa detalhar TUDO o que quer para o projeto:

  • Cores e referências
  • A dor principal do cliente
  • Palavras e expressões estratégicas
  • Características e diferenciais do produto e/ou serviço
  • Público-alvo (faixa etária, localização, hábitos de consumo) 
  • Objetivos (intensificar as vendas, reforçar a imagem da marca, estabelecer um posicionamento)

Podemos dizer que o briefing é um “manual de instruções” que vai guiar a agência na construção de uma campanha publicitária.

O briefing é importante para que o processo criativo seja organizado, os resultados sejam alinhados e todo o planejamento seja assertivo.

COMO FAZER UM BOM BRIEFING?

Contextualização

É essencial que o próprio cliente conheça o contexto por trás do seu pedido. Muitas vezes, dentro da sua área e com seu repertório, entender determinada necessidade é algo automático. Porém, a equipe da agência não está acompanhando todas as atividades cotidianas e pode precisar de mais informações para compreender o quadro completo.

Sendo assim, contextualizar é fundamental para que a agência de comunicação tenha repertório para criar o projeto. 

Descrição

Quanto mais detalhes, melhor! Caso o cliente não tenha certeza das suas ideias, é só pedir por uma sugestão! O essencial é que os profissionais de criação entendam quais são as obrigatoriedades de cada pedido e de que forma eles podem ajudar a tornar o resultado ainda melhor.

Finalidade e especificações

O que você vai fazer com a peça produzida? 

Para que a equipe feche o arquivo no formato correto, você deve nos passar essa finalidade e as especificações desejadas. No caso de utilização digital, há variações como PDF, HTML, JPG e outras extensões que funcionam melhor para uma mídia online ou outra. 

Já no caso de utilização impressa, suas orientações devem vir com cuidado para que a gráfica realize todo o trabalho nos conformes.

Referências

Viu um post bacana de um concorrente ou foi impactado pelo e-mail marketing de uma marca que você admira? 

Este é o momento de indicar as referências que vão servir de inspiração para a peça da sua empresa. Você pode descrever o que você mais gostou e também dizer o que gostaria que fosse diferente.

Prazo

A sugestão de prazo será avaliada pelo atendimento da agência, conforme as demandas já solicitadas e disponibilidade nas filas de criação. Há períodos mínimos para todo tipo de peça. 

Ah, se houver urgência no pedido, sinalize! Com certeza a agência fará o possível para organizar todos os trabalhos de forma que você não perca seu prazo.

SAIBA MAIS -> O pior briefing de todos os tempos…

Aqui na Allure, nós facilitamos o processo para você! Nós disponibilizamos uma ficha simples de preenchimento para você fazer o seu briefing. Assim, você não esquece nenhum item e nos envia um briefing completo. 

Allure-se e fale conosco para dar o pontapé inicial no seu próximo projeto de sucesso!

SIMILARES

18 de janeiro de 2024 |

Vale a pena investir em mídia paga? Descubra as vantagens

Descubra as vantagens poderosas da mídia paga e impulsione o sucesso do seu negócio! Maximize a visibilidade, alcance seu público-alvo e conquiste resultados significativos!

14 de dezembro de 2023 |

Como divulgar um lançamento imobiliário?

Saiba quais são os pontos cruciais para divulgar o seu próximo lançamento imobiliário e garantir que ele esteja no caminho certo para o sucesso!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  46  =  56