Transformação digital: 7 motivos para sua empresa aplicar

Transformação digital: 7 motivos para sua empresa aplicar

RESUMO

O mundo é digital. Não importa qual seja seu setor de trabalho ou especialidade. Se você ou seu negócio não estão no mundo digital, eles fatalmente já estão atrás de todos os concorrentes investindo nisso. Mas a transformação digital não é simplesmente usar novas tecnologias. É uma mudança de mindset. Mais do que somente uma […]


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O mundo é digital. Não importa qual seja seu setor de trabalho ou especialidade. Se você ou seu negócio não estão no mundo digital, eles fatalmente já estão atrás de todos os concorrentes investindo nisso. Mas a transformação digital não é simplesmente usar novas tecnologias. É uma mudança de mindset. Mais do que somente uma transformação na infraestrutura, a transformação digital é cultural.

Uma maneira de repensar tudo o que você faz a partir de uma nova perspectiva. Nessa perspectiva, a organização da sua empresa gira em torno da lógica digital. E nela, o dinamismo é sempre a palavra de ordem. Pensando nisso, separamos para você 9 motivos para investir na transformação digital da sua empresa:

A transformação digital otimiza seus processos

Com a ajuda da tecnologia, as etapas de produção são enxugadas. Você consegue fazer tudo o que fazia antes, mas de forma mais eficiente. O tempo economizado pode ser usado de diversas formas. É possível, por exemplo, testar, validar e sofisticar seu produto ou serviço, levando mais qualidade ao consumidor. Tudo isso sem um aumento de custos ou investimento. 

Essas tecnologias podem ser aplicadas de diversas formas. Podem ser, por exemplo, sistemas automatizados colaborativos que podem ser hospedados na nuvem, o que otimiza o trabalho e permite que ele seja executado em menos tempo. O uso desse tipo de sistema também integra melhor os profissionais envolvidos, melhorando a qualidade da entrega.

Ícone de nuvem com diversos ícones digitais conectados a ele.

Hospedagem na nuvem é uma das diversas vantagens da transformação digital.

Melhora também o planejamento e tomada de decisões estratégicas

Empresas modernas vivem de estratégias bem planejadas. Digitalizar seus processos significa ter acesso a uma quantidade de dados maior e mais precisa sobre suas campanhas e estratégias. Tudo observado e analisado em tempo real. Isso melhora o aproveitamento de recursos e oferece maior margem de adaptação. Como resultado, a chance de sucesso dessas estratégias aumenta bastante. 

Com esse tipo de informação, sua empresa pode posicionar recursos e melhorar o desempenho de campanhas. Pode também conter potenciais prejuízos e oferecer respostas melhores e mais claras para os seus clientes. O que consequentemente também melhora a impressão de transparência e disponibilidade que seus profissionais e sua estratégia têm.

A transformação digital também afeta a segurança

Muitas empresas, especialmente as mais tradicionais, têm receio de investir na transformação digital pois temem que seu controle sobre certos processos pode diminuir. Um dos tópicos de maior preocupação é a segurança, pois sentem que essa digitalização torna esses processos mais vulneráveis. Isso não poderia ser menos verdade.

A transformação digital oferece recursos para prover e gerir sua infraestrutura de uma forma mais segura do que a física. Não somente isso, mas também economiza na utilização de espaços físicos de armazenamento, o que também reduz custos. 

Além disso, todo tipo de informação sobre os processos está disponível para os usuários. Isso permite a ele saber o que está acontecendo durante o processo, passo a passo. Ou seja, a transformação digital oferece maior segurança e controle, além de aumentar a imagem de idoneidade da empresa.

Aumenta a competitividade da empresa

No primeiro parágrafo, dissemos que quem não aposta no digital já fica para trás. É verdade. Empresas que investem na transformação digital são mais organizadas e fluidas. E por isso, são mais competitivas no mercado, pois entregam mais e com qualidade superior.

A transformação digital não é apenas um conceito. Suas consequências são práticas. Se você melhora a integração dos profissionais e os processos da empresa, necessariamente os resultados finais serão melhores, seja do seu serviço ou dos seus produtos. Isso, claro, aumenta sua competitividade de mercado.

Oferece mais informações sobre seu público

Todo planejamento estratégico de marketing parte do conhecimento do seu público. O que eles querem, como pensam, quem são. É através dessas informações que as campanhas e seus investimentos são definidos. Sem a segmentação correta do seu público, tempo, investimento e recursos serão perdidos.

A interação digital oferece a todo momento informações preciosas sobre quem está potencialmente ou definitivamente interessado no que sua empresa tem a oferecer. Assim, é possível centralizar e estruturar suas decisões em torno de uma entrega que não é apenas eficiente, mas também personalizada. O que nos leva ao próximo tópico.

A transformação digital facilita aos seus clientes encontrarem tudo que você oferece de mais interessante.

A transformação digital facilita e melhora a jornada do cliente

Falando nisso, todo consumidor busca mais do que contratar um serviço ou comprar um produto. Ele busca uma experiência diferenciada, algo que justifique e satisfaça a escolha pela sua empresa. Oferecer uma jornada que agregue valor à experiência é essencial para a fidelização desse cliente. E a transformação digital é a melhor maneira de fazer isso.

Usar ferramentas como mídias sociais e e-mail marketing de uma maneira estimulante e enriquecedora é um caminho. Mas estar ao lado do cliente durante todo o processo é oferecer soluções inteligentes para suas necessidades e dores é igualmente necessário. Digitalizar seus processos e comunicação agiliza e aproxima essa comunicação, fazendo com que esse consumidor se sinta contemplado e compreendido. Para sua empresa, é só vantagem.

Experiência focada nas pessoas

Transformação digital é sobre pessoas. Por mais que novas tecnologias encantem, sua verdadeira realização acontece quando elas integram e aproximam pessoas. Inclusive dentro da empresa. Não há sentido em trazer novas tecnologias se elas não agregarem à experiência, se não melhorarem a qualidade de vida das pessoas que estão trabalhando com elas.

Investir em transformação digital é ótimo – desde que seja sempre feita com empatia e para o benefício de todos, clientes e colaboradores.