Por que você deve se preocupar com a mensuração de resultados? - Allure Comunicação

Por que você deve se preocupar com a mensuração de resultados?

25 de julho de 2017 /

Por que você deve se preocupar com a mensuração de resultados?

Imagine a seguinte situação: Você é técnico de um time de futebol e está indo muito mal no campeonato. O que você faz?

  • Opção A: Muda a estratégia do seu time. Quem sabe reforçar o ataque ou fechar mais a sua defesa ajude o seu time. Ou quem sabe dá mais mobilidade aos laterais e ao meio de campo?
  • Opção B: Deixa como está, afinal é o seu time e você não pode mudar nada do que já foi feito.

Obviamente você optaria pela opção A, certo? Pois é, estratégia é tudo para vencer, seja no esporte, na guerra ou no marketing.

Pois bem, se no exemplo do futebol você claramente vê os resultados fazendo cálculos de pontuação acompanhando o desempenho dos outros times e suas posições na tabela do campeonato, no marketing é quase a mesma coisa. Em ambos os casos você utiliza a mensuração de resultados.

Mensuração é o ato de medir, ou seja, de determinar o valor de certas grandezas. É sinônimo de medição. É uma ferramenta extremamente importante para medir suas ações e os resultados delas na sua estratégia.

“Hoje em dia, não mensurar resultados é ter uma miopia corporativa”, comenta a Allure Comunicação. Por isso, quando você faz uma ação de marketing você  deve considerar alguns pontos.

  • Qual será a ação?
  • Para quem será a ação?
  • Como será a ação?
  • Onde será a ação?
  • Por que a ação deve ser assim?
  • Quando será a ação?

Se você não souber os resultados de cada diretriz dessa, como você vai saber se a campanha deu certo ou não? Marketing não é atirar no escuro, marketing é ter target, ter um alvo claro para suas ações e assim impactar as pessoas. Por isso, é muito importante que você trace seus objetivos e que sua campanha seja feita de modo a cumprir metas.

Essas metas serão avaliadas pelas métricas obtidas, ou seja, o desempenho da sua ação. É o famoso ROI (Return over Investment/ Retorno sobre Investimento). Basicamente é saber se o tempo e dinheiro investidos naquela ação estão obtendo resultados positivos para o seu negócio ou se compensa mais mudar esse investimento para alguma outra campanha, onde seus recursos serão mais bem aproveitados.

Pensando em te ajudar a entender melhor o que deve ser mensurado, a Allure preparou algumas dicas.

  • Tenha objetivo claro e praticável.

Se seu objetivo é ter mais curtidores ou mais visualizações em um vídeo, trace metas para que a ação se concretize. Pouca coisa é mais frustrante do que perder dinheiro em uma ação sem planejamento.

  • Faça testes e acompanhe o desempenho

Você já traçou sua meta e já criou conteúdo pensando em seu público-alvo, que você segmentou com base nos interesses despertados pelo seu negócio, certo? O conteúdo está nas redes sociais e você vai deixar ele para lá? Nem pensar. Lembra do nosso exemplo do futebol? Quando você traça as metas, seleciona o conteúdo e faz a segmentação do seu público-alvo é como se você escalasse o seu time. Os testes até achar o formato ideal são os treinos.  A partir do momento que o conteúdo está no ar, a bola está em campo. É hora do jogo!

Como um bom técnico, você deve acompanhar o desempenho do seu time e ir ajustando conforme o anúncio for rolando. Essa á uma das vantagens do marketing digital: você acompanha de perto o seu anúncio e pode ajustar sua segmentação e investimento conforme assiste seu desempenho. Precisa fazer uma alteração no seu time? Altere!

  • Retorno sobre investimento

Sua ação chegou ao fim? Cheque os resultados do seu investimento. Valeu a pena para o seu negócio? Conseguiu atingir suas metas estabelecidas na primeira etapa? Se sim, parabéns! Se não, é hora de repensar suas ações.

Agora que você já compreendeu mais sobre a importância da mensuração como estratégia, não se esqueça de sempre medir suas ações e confrontar os resultados obtidos. Até a próxima, pessoal!

SIMILARES

18 de janeiro de 2024 |

Vale a pena investir em mídia paga? Descubra as vantagens

Descubra as vantagens poderosas da mídia paga e impulsione o sucesso do seu negócio! Maximize a visibilidade, alcance seu público-alvo e conquiste resultados significativos!

14 de dezembro de 2023 |

Como divulgar um lançamento imobiliário?

Saiba quais são os pontos cruciais para divulgar o seu próximo lançamento imobiliário e garantir que ele esteja no caminho certo para o sucesso!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    8  +  1  =