INBOUND MAKETING
O Inbound Marketing é uma metodologia e uma forma de pensar e fazer negócios relativamente recente.
Seu foco principal, em contraste com o Outbound Marketing ou o “velho marketing”, é no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio.
O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.
Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.
Isso significa que agora quem vem atrás do seu serviço é o cliente.
Outbound Marketing | Inbound Marketing |
Uso da comunicação como processo exclusivo da empresa. A empresa procura o cliente | Usa da comunicação como um processo bilateral entre empresa e cliente. O cliente vem até a empresa |
Conteúdos/campanhas focados somente na venda do produto | Oferta de conteúdos relevantes para ele |
Sem geração de real valor da marca | O mercado vê valor no seu serviço |
Venda por insistência | A venda ocorre por geração de interesse no produto/serviço |
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair, encantar e fidelizar clientes de maneira não-invasiva, ou seja, ao invés de interromper, o Inbound foca em fazer o consumidor ir atrás do seu produto ou serviço. Essa metodologia tem como pilares o Marketing de Conteúdo, o SEO e a Mídia Paga para fazer com que o lead tenha uma jornada que o leve desde a descoberta da sua empresa até a conversão em cliente. Essa estratégia utiliza ferramentas de automação para facilitar a condução da jornada, sendo que a RD Station é uma das mais conhecidas.