E-mail marketing: vantagens de usar na sua estratégia!

E-mail Marketing: esse formato ainda importa  muito!

25 de outubro de 2023 /

E-mail Marketing: esse formato ainda importa  muito!

Quem disse que o e-mail marketing morreu? Muito pelo contrário, essa ferramenta está entre as tendências de 2023, graças ao impulsionamento dos e-commerces e pelas vantagens que esse formato oferece. 

Mas é verdade que com o avanço das redes sociais e outros meios de comunicação, o e-mail marketing ganhou alguns concorrentes de peso na hora de captar a atenção de consumidores (olá, Instagram), mas ainda possui seu espaço nas estratégias, agregando benefícios bem interessantes.

Por exemplo, em períodos promocionais, os e-mails podem ser utilizados como uma opção mais acessível para a sua empresa divulgar ofertas e descontos imperdíveis e vender mais.

Mas fora isso, o e-mail marketing também oferece vantagens para quem está por trás das estratégias, pensando e criando ações que conciliem um bom benefício para a empresa e assertividade com os consumidores.

E isso não é achismo, mas sim um fato!

A pesquisa State of Marketing 2022 concluiu que 95% dos profissionais de marketing concordam que o E-mail Marketing é considerado um dos canais mais eficazes para os negócios.

Se você está pensando em criar uma estratégia de marketing digital, neste conteúdo nós te mostraremos sobre as vantagens que o e-mail pode oferecer.

Mas antes de mais nada, vamos entender o que é o E-mail Marketing? Continue a leitura e saiba mais!

O que é um e-mail marketing?

É uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de e-mails para uma lista de contatos com o objetivo de promover um produto, serviço ou marca. 

É uma ferramenta poderosa que pode ser usada para alcançar uma série de objetivos, como aumentar as vendas, gerar leads e melhorar o relacionamento com os clientes.

Vantagens do e-mail marketing

Proximidade com os consumidores

A caixa de entrada de uma pessoa é algo muito pessoal e, se você conseguiu conquistar esse espaço, já tem um grande avanço na sua relação com seus consumidores. 

Dessa forma, você pode aproveitar para enviar e-mails marketing personalizados, dos mais diversos formatos, para estreitar a relação com clientes e potenciais potenciais consumidores, compartilhando informações, notícias, descontos e muito mais!

Nutrição de todos os tipos de leads

Sabe aquela sua base de clientes que está há muito tempo parada e você não sabe o que fazer para captar a atenção deles novamente? O e-mail marketing serve como uma ótima oportunidade de nutrição de leads por toda a jornada do cliente. 

Para as estratégias de topo do funil, por exemplo, você pode criar e-mails que sejam úteis aos leads, como uma newsletter ou uma informação importante. 

Para os clientes que já estão no fundo do funil, o e-mail marketing pode ser usado para comunicar uma promoção, divulgar produtos, enviar um voucher com desconto, etc.

Mais segmentação

Na sua estratégia, você não precisa enviar o mesmo e-mail para todos da sua base, você pode segmentar cada uma e enviar uma comunicação diferente para cada público que você deseja atingir. 

Suponhamos que você esteja vendendo apartamentos e existem dois tipos de compradores para esses imóveis: os que compram para morar e os que compram para investir. 

Sendo assim, existem ferramentas de automação que permitem que você filtre as informações e escolha para quais leads o seu e-mail marketing deve ser enviado. O que permite que você envie duas comunicações distintas para dois públicos diferentes.

Alto retorno por investimento (ROI)

ROI, o famoso Retorno sobre o Investimento, é uma métrica que calcula qual foi o lucro recebido pela empresa, considerando os investimentos feitos na estratégia de marketing escolhida.

Dessa forma, muitos especialistas apontam que o e-mail marketing é o canal que oferece maior retorno sobre o investimento, se comparado a outras estratégias como mídia paga. Um estudo realizado pela Up City estima que a cada $1 investido em e-mail marketing, há um retorno de $24.

Gerar maior tráfego para o seu site

O e-mail marketing também é uma ótima ferramenta para gerar maior tráfego para o seu site, visto que nos e-mails você pode incorporar links e gatilhos mentais que façam as pessoas quererem conhecer mais sobre o que você está dizendo.

Mensurar os resultados

Assim como qualquer estratégia de marketing digital, você precisa de informações para entender se o que foi pensado está obtendo resultados ou não. E as métricas são indicadores que podem te sinalizar se o seu e-mail marketing vai bem ou mal.

As mais monitoradas são:

  • Taxa de Cliques (CTR) – quantas pessoas estão clicando nos links do seu e-mail marketing
  • Taxa de Rejeição (Bounce Rate) – quantos usuários estão ignorando seu e-mail ou nem receberam
  • Taxa de Abertura – quantos leads abriram seu e-mail
  • Taxa de Spam – quantidade de e-mail enviados que foram considerados suspeitos e enviados como spam

Em resumo, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta utilizada como uma forma de nutrição de leads e construção de relacionamento com os consumidores. Além disso, conduz o consumidor por toda a jornada de compra, de uma forma muito mais assertiva.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do e-mail marketing, que tal entender mais sobre como funcionam as automações e de que forma elas se relacionam com o formato que acabamos de abordar? 

Então, leia nosso conteúdo: Automação de Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar mais leads.

SIMILARES

18 de janeiro de 2024 |

Vale a pena investir em mídia paga? Descubra as vantagens

Descubra as vantagens poderosas da mídia paga e impulsione o sucesso do seu negócio! Maximize a visibilidade, alcance seu público-alvo e conquiste resultados significativos!

14 de dezembro de 2023 |

Como divulgar um lançamento imobiliário?

Saiba quais são os pontos cruciais para divulgar o seu próximo lançamento imobiliário e garantir que ele esteja no caminho certo para o sucesso!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    73  +    =  77