Quem disse que o e-mail marketing morreu? Muito pelo contrário, essa ferramenta está entre as tendências de 2023, graças ao impulsionamento dos e-commerces e pelas vantagens que esse formato oferece.
Mas é verdade que com o avanço das redes sociais e outros meios de comunicação, o e-mail marketing ganhou alguns concorrentes de peso na hora de captar a atenção de consumidores (olá, Instagram), mas ainda possui seu espaço nas estratégias, agregando benefícios bem interessantes.
Por exemplo, em períodos promocionais, os e-mails podem ser utilizados como uma opção mais acessível para a sua empresa divulgar ofertas e descontos imperdíveis e vender mais.
Mas fora isso, o e-mail marketing também oferece vantagens para quem está por trás das estratégias, pensando e criando ações que conciliem um bom benefício para a empresa e assertividade com os consumidores.
E isso não é achismo, mas sim um fato!
A pesquisa State of Marketing 2022 concluiu que 95% dos profissionais de marketing concordam que o E-mail Marketing é considerado um dos canais mais eficazes para os negócios.
Se você está pensando em criar uma estratégia de marketing digital, neste conteúdo nós te mostraremos sobre as vantagens que o e-mail pode oferecer.
Mas antes de mais nada, vamos entender o que é o E-mail Marketing? Continue a leitura e saiba mais!
O que é um e-mail marketing?
É uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de e-mails para uma lista de contatos com o objetivo de promover um produto, serviço ou marca.
É uma ferramenta poderosa que pode ser usada para alcançar uma série de objetivos, como aumentar as vendas, gerar leads e melhorar o relacionamento com os clientes.
Vantagens do e-mail marketing
Proximidade com os consumidores
A caixa de entrada de uma pessoa é algo muito pessoal e, se você conseguiu conquistar esse espaço, já tem um grande avanço na sua relação com seus consumidores.
Dessa forma, você pode aproveitar para enviar e-mails marketing personalizados, dos mais diversos formatos, para estreitar a relação com clientes e potenciais potenciais consumidores, compartilhando informações, notícias, descontos e muito mais!
Nutrição de todos os tipos de leads
Sabe aquela sua base de clientes que está há muito tempo parada e você não sabe o que fazer para captar a atenção deles novamente? O e-mail marketing serve como uma ótima oportunidade de nutrição de leads por toda a jornada do cliente.
Para as estratégias de topo do funil, por exemplo, você pode criar e-mails que sejam úteis aos leads, como uma newsletter ou uma informação importante.
Para os clientes que já estão no fundo do funil, o e-mail marketing pode ser usado para comunicar uma promoção, divulgar produtos, enviar um voucher com desconto, etc.
Mais segmentação
Na sua estratégia, você não precisa enviar o mesmo e-mail para todos da sua base, você pode segmentar cada uma e enviar uma comunicação diferente para cada público que você deseja atingir.
Suponhamos que você esteja vendendo apartamentos e existem dois tipos de compradores para esses imóveis: os que compram para morar e os que compram para investir.
Sendo assim, existem ferramentas de automação que permitem que você filtre as informações e escolha para quais leads o seu e-mail marketing deve ser enviado. O que permite que você envie duas comunicações distintas para dois públicos diferentes.
Alto retorno por investimento (ROI)
ROI, o famoso Retorno sobre o Investimento, é uma métrica que calcula qual foi o lucro recebido pela empresa, considerando os investimentos feitos na estratégia de marketing escolhida.
Dessa forma, muitos especialistas apontam que o e-mail marketing é o canal que oferece maior retorno sobre o investimento, se comparado a outras estratégias como mídia paga. Um estudo realizado pela Up City estima que a cada $1 investido em e-mail marketing, há um retorno de $24.
Gerar maior tráfego para o seu site
O e-mail marketing também é uma ótima ferramenta para gerar maior tráfego para o seu site, visto que nos e-mails você pode incorporar links e gatilhos mentais que façam as pessoas quererem conhecer mais sobre o que você está dizendo.
Mensurar os resultados
Assim como qualquer estratégia de marketing digital, você precisa de informações para entender se o que foi pensado está obtendo resultados ou não. E as métricas são indicadores que podem te sinalizar se o seu e-mail marketing vai bem ou mal.
As mais monitoradas são:
- Taxa de Cliques (CTR) – quantas pessoas estão clicando nos links do seu e-mail marketing
- Taxa de Rejeição (Bounce Rate) – quantos usuários estão ignorando seu e-mail ou nem receberam
- Taxa de Abertura – quantos leads abriram seu e-mail
- Taxa de Spam – quantidade de e-mail enviados que foram considerados suspeitos e enviados como spam
Em resumo, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta utilizada como uma forma de nutrição de leads e construção de relacionamento com os consumidores. Além disso, conduz o consumidor por toda a jornada de compra, de uma forma muito mais assertiva.
Agora que você já sabe quais são as vantagens do e-mail marketing, que tal entender mais sobre como funcionam as automações e de que forma elas se relacionam com o formato que acabamos de abordar?
Então, leia nosso conteúdo: Automação de Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar mais leads.
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