Como usar as principais redes sociais para a sua empresa?

Redes Sociais: Como usar para a sua empresa?

4 de janeiro de 2023 /

Redes Sociais: Como usar para a sua empresa?

Como você utiliza as redes sociais para a sua empresa? 

Se você nos responder que a sua empresa ainda não está nas redes sociais… você está começando seu 2023 de uma maneira muito errada.

Mas, para que você possa fazer negócios em pé de igualdade com seus concorrentes, a Allure Comunicação vai te mostrar a importância das redes sociais para a sua empresa. Confira:

Redes sociais -> E-Commerce

Inicialmente, as redes sociais foram criadas para conectar as pessoas. Agora, o foco mudou um pouco e as redes sociais se tornaram o espaço de trabalho de muita gente.

Por que a sua empresa precisa estar nas redes sociais?

Porque as pessoas (leia-se clientes) estão nas redes sociais!

Um levantamento da plataforma Sortlist mostra que os brasileiros passam 10 horas e oito minutos do dia navegando na internet, sendo 3 horas e 42 minutos diários nas redes sociais.

Com esse tempo, dá pra fazer uma comprinha, certo?

Segundo a 10ª edição do relatório “2º semestre de 2022 – A estabilização do e-commerce brasileiro”, feito pela Neotrust, houve um crescimento de 6% (versus o semestre anterior) no e-commerce brasileiro, alcançando 118,6 bilhões em vendas.

Já a pesquisa realizada pela All iN Social Miner mostra que:

  • 54% usam as redes sociais para comparar preços
  • 56% buscam avaliação de outros clientes nas redes sociais
  • 74% dos brasileiros recorrem às redes sociais para comprar

E as expectativas são boas: 42% das vendas do varejo no Brasil, até 2025, virão de empresas com algum tipo de presença online.

Quais são as vantagens de usar as redes sociais para a sua empresa?

  • Tráfego para o site 
  • Fidelização de clientes
  • Conhecer o público-alvo
  • Vendas pelas redes sociais
  • Posicionamento da sua marca
  • Prospecção de novos consumidores
  • Impulsionamento de publicações através de anúncios (ferramenta que permite atrair mais seguidores e possíveis clientes)
Então, como escolher as melhores redes sociais para a sua empresa?

Primeiramente, analise qual rede social faz mais sentido para o seu negócio. Se você não sabe, existem alguns tipos de redes sociais:

  • Rede social de relacionamento – as pessoas se conectam para conversar sobre o dia a dia, se conhecer, paquerar, etc. Exemplos: Facebook, Instagram, Twitter, Tinder.
  • Rede social de entretenimento – o principal objetivo é consumir ou produzir conteúdo. Exemplos: YouTube, Pinterest, TikTok.
  • Rede social profissional – os usuários conversam para fazer networking, apresentar seus currículos e habilidades. Exemplos: LinkedIn, GetNinjas.

Depois dessa análise, confira onde está seu concorrente e como está a audiência deles: quantas curtidas e comentários em cada publicação eles recebem? Certamente, você também vai querer estar ali para garantir sua presença, certo?!

Verifique também quais são as redes sociais mais populares e em qual delas o seu público-alvo está.

Agora, confira um panorama sobre as principais redes sociais do mundo e escolha no mínimo duas plataformas para a sua empresa estar presente:

FACEBOOK

  • Maior rede social do mundo = mais de 2 bilhões de usuários, sendo quase 100 milhões de brasileiros
  • No Brasil, o público potencial que pode ser alcançado com anúncios no Facebook chega a 54% da população

Dicas:

  • Não adianta só postar, interaja com seus clientes
  • Utilize a função Stories para compartilhar novidades
  • Utilize o Facebook Messenger para quem quiser tirar dúvidas
  • Utilize a função de programar publicações para dias em que a empresa não tenha expediente

INSTAGRAM

  • 47% dos usuários brasileiros têm entre 25 e 34 anos, sendo 25,7% mulheres e 21,9% homens
  • É possível conectar o Instagram a outros aplicativos, como Facebook e Twitter, e fazer o compartilhamento de post
  • Empresas podem usar o Perfil Business, que oferece ferramentas exclusivas para negócios e disponibiliza métricas que mostram o engajamento da conta

Dicas: 

  • Use hashtags para que as pessoas pesquisem sua marca 
  • Use fotos de qualidade para mostrar a personalidade da sua marca
  • Tenha um calendário editorial pensando no que seu público gostaria de ver e no que faz sentido com a sua marca
  • Utilize a função Stories para fazer enquetes, um tour pela sua loja, para mostrar um produto que acabou de chegar
  • Use emojis e responda comentários e DMs para interagir com seus seguidores, inclusive para responder dúvidas e reclamações
  • Use o Reels: inspirada no TikTok, essa ferramenta pode te ajudar muito a engajar seus clientes através de vídeos curtos e com efeitos visuais

TIKTOK

  • 73,5 milhões de usuários no Brasil
  • 25% dos usuários veem um produto no TikTok e imediatamente depois o buscam ou compram pela internet
  • 2/3 dos usuários globais do TikTok têm menos de 24 anos, o que faz o ser a rede social mais segmentada e o torna o espaço ideal para vender seus produtos para o público jovem

Dicas: 

  • Aposte em vídeos curtos e engraçados, que despertem a atenção das pessoas
  • Fique ligado nas trends. O algoritmo igualitário permite que qualquer conteúdo se torne viral, então, não é necessário investir muito
  • Vídeos no formato vertical (9:16) são mais fáceis de assistir e  viralizar, além disso, aparecem mais vezes no feed
  • Contrate influenciadores que trabalhem com o seu tipo de negócio para dar mais visibilidade a sua marca

TWITTER

  • No Brasil, são 19,05 milhões de usuários
  • 54% das empresas B2B usam o Twitter para Marketing Digital
  • 77% dos usuários ficam felizes quando uma marca responde o tweet
  • 40% dos usuários do Twitter afirmaram que compram algo depois de ver um anúncio no Twitter

Dicas:

  • Usar o Twitter Ads promove as publicações e gera tráfego para o blog, aumentando o reconhecimento da marca
  • A descrição na página e identidade visual podem fortalecer a marca, inclusive de acordo com campanhas específicas
  • Menos é mais: o Twitter funciona como uma rede social de apoio, já que os tweets são limitados a 280 caracteres. Um conteúdo sucinto e relevante pode ser mais eficaz

LINKEDIN

  • A faixa etária predominante é de 25 a 34 anos, sendo 33,3% homens e 25,8% mulheres.
  • O Brasil está no 3º lugar na lista de países com as maiores audiências para anúncios no LinkedIn.

Dicas:

  • Utilize a função LinkedIn Sales Navigator para captar leads.
  • Publique conteúdo relevante periodicamente e interaja com seus contatos
  • Preencha todas as informações da empresa no perfil, para mostrar seus diferenciais
  • Construa sua rede de contatos, com seus funcionários, clientes fiéis, parceiros, fornecedores

WHATSAPP

  • A média de conversão de leads é de 9%
  • Mais de 165 milhões de usuários no Brasil
  • 76% dos usuários brasileiros usam o app para falar com empresas

Dicas:

  • A sua empresa pode ter um número exclusivo no WhatsApp Business
  • É possível criar um catálogo de produtos com fotos, incluindo preço
  • Faça listas de transmissão para enviar suas ofertas para vários clientes de uma vez

De um modo geral, usar as redes sociais para a sua empresa é estabelecer e seguir estratégias:

  • Interaja com seu público
  • Tenha constância nas postagens
  • Crie um calendário de postagem
  • Defina os melhores horários de postagem
  • Analise os resultados periodicamente e reavalie seu cronograma
  • Use e abuse das ferramentas das redes sociais que se encaixam no perfil da sua empresa

E, se você continua curioso para saber como pode usar as redes sociais para a sua empresa estar bem posicionada, te indicamos a estudar o conteúdo do nosso blog

Te garantimos que, colocando nossas dicas em prática, sua empresa vai conquistar muitos clientes e obter muitas vendas!

Allure-se e fale conosco

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