Inbound Marketing: saiba como atrair, encantar e fidelizar seus clientes

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre esse método!

6 de janeiro de 2023 /

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre esse método!

Para quem é dono de negócios, o Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair usuários para a sua marca de forma eficaz. Pois é, parece mentira não precisar utilizar de métodos invasivos para conquistar o cliente, mas esse conceito mostra que é possível.

O Inbound Marketing pode ser a virada de chave que a sua empresa necessita para atrair  as pessoas certas para o seu negócio. Então, se a sua marca necessita ser potencializada e se conectar com boas estratégias de atração, está na hora de conhecer esse método.

Continue acompanhando o texto que te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing.

Vamos lá!

O que é o Inbound Marketing

Atualmente, segundo o State of Inbound HubSpot 2022, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing.

Diferente de outras formas do marketing, o Inbound, ou Marketing de Atração, visa fazer com que a empresa seja encontrada voluntariamente pelo consumidor.

Mas você pode estar se perguntando “Como assim?”, certo? Calma que te explicamos.

Bom, diferente do marketing tradicional, aqui são os usuários que buscam a empresa e não o contrário. Para que isso aconteça, as organizações investem em estímulos que atraem as pessoas para a marca e as estimulam até que tomem uma ação.

Se você ainda não entendeu completamente, não se preocupe, te explicaremos agora, de forma detalhada, como funciona.

Como funciona o Inbound Marketing?

Como já abordamos anteriormente, o marketing de atração é o mecanismo que faz com que as pessoas procurem as empresas, não o oposto.

Mas como elas são atraídas?

Por meio de informações relevantes que fazem sentido para a jornada de compra. As pessoas desejam uma proximidade mais sincera com as marcas, não apenas para elas venderem produtos.

Como base, existem algumas etapas a serem seguidas que ajudam a conquistar e fidelizar clientes.

As 4 etapas do Inbound Marketing:

1 – ATRAIR

Essa etapa consiste em despertar a atenção do usuário quando ele ainda está no seu processo de descoberta.

Portanto, alguns formatos, como blogs, redes sociais e anúncios do Google, são essenciais para atrair pessoas para o seu site. Dessa forma, se ela gostar do que consumiu, pode se tornar um visitante.

Segue exemplo para você entender melhor ⬇️

Uma empresa de turismo decide atrair mais visitantes para a sua página no site. Sendo assim, criou um blog com base nas preferências do seu público, com o tema:

5 melhores bairros de São Paulo para morar.

Aqui não se fala ainda da empresa, nem dos serviços oferecidos. Afinal, o intuito é apenas educar.

Legal, não é?

2 – CONVERTER

Quando um desconhecido se torna visitante, ainda é preciso engajá-lo para que ele chegue na etapa mais esperada: a conversão.

Desse modo, a fase de converter também utiliza conteúdo, mas agora como iscas para os usuários. Geralmente, nesse processo são utilizados materiais ricos (guias, e-books, whitepapers, planilhas e etc.), como uma troca.

Funciona assim:

Você fornece um material de forma gratuita e, em troca, os visitantes preenchem Landing Pages, ou Formulários, com suas principais informações de contato.

Essa é a etapa de ouro do Inbound Marketing, que precisa ter as chamadas, imagens e linguagem certa para que a conversão, do público certo,  aconteça.

3 – RELACIONAR

Mesmo que o visitante se torne um lead, ainda é preciso nutrí-lo para que ele chegue cada vez mais longe na jornada de compra. Sendo assim, os fluxos de nutrição (e-mails), são essenciais para fortalecer a relação entre marca e cliente.

Portanto, com lead bem engajado, com conteúdos certos destinados a eles, ele passará para a fase mais importante de todas: a venda.

4 – VENDER

O Inbound te ajuda a entender por métricas mensuráveis quais são os leads que mais estão engajados com seus conteúdos.

Nesse sentido, a equipe de vendas terá em mãos dados valiosos  – informações dos leads –  e toda a trajetória que ele percorreu. Assim, a abordagem de vendas, no momento certo, fica bem definida e as chances de fechamento de negócio são quase certas.

Temos uma DICA BÔNUS para essas etapas.

Confira aqui:

Guarda essa informação: o principal mecanismo de atração utilizado pelo Inbound é o CONTEÚDO! Sim, eles serão a base das estratégias e os responsáveis por atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Vantagens de utilizar o Inbound Marketing

Para te ajudar ainda mais, nós separamos algumas vantagens que vão chamar a sua atenção e a do seu negócio.

Atrai as pessoas certas para a sua marca

Com o marketing de atração você consegue destinar seus esforços para quem estiver realmente interessado no seu produto. Sendo assim, você pode fazer isso segmentando interesses e criando conteúdos que façam sentido para a sua persona.

Menos custo

Sabe o que isso quer dizer? Que o Inbound Marketing é um setor que precisa ser investido para dar resultados, mas que, ao mesmo tempo, não se torna um centro de custos muito alto.

Afinal, ao ter conhecimento de quem é seu público e com um estudo prévio bem feito, as estratégias são criadas sob medida e personalizadas.

Cria e fideliza a relação com o consumidor

Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound quer criar uma relação sincera com o seu consumidor, oferecendo seu serviço apenas no momento em que se percebe que ele está maduro o suficiente.

Além disso, mesmo após a venda, sempre manterá contato com conteúdos relevantes que mantêm o consumidor engajado. Isso aumenta as chances de compra novamente e de indicação para outras pessoas.

Leia também → Por que você deve pensar na Jornada do Cliente

Esses são apenas alguns dos benefícios, mas existem inúmeros que podem ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.

Sabendo de tudo isso, conseguimos perceber que o Inbound Marketing é uma estratégia mais assertiva para empresas, certo? Pois com ela é possível:

  • Criar conteúdos mais assertivos;
  • Entender o que está funcionando;
  • Mensurar dados;
  • Atingir o público correto;
  • Atrair reais interessados;
  • Fidelizar clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre esse processo, conheça outras informações que podem ajudar o seu negócio.

Borá lá?

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