Marketing no WhatsApp: Saiba 5 dicas para usar essa estratégia

Marketing no WhatsApp: alavanque suas vendas com essa estratégia

19 de abril de 2023 /

Marketing no WhatsApp: alavanque suas vendas com essa estratégia

Você sabia que o Brasil é o país que mais utiliza o WhatsApp? Sim, essa ferramenta de comunicação conquistou os brasileiros e está no país desde 2009. Um dos atrativos que influenciaram as pessoas a baixarem o App, foi o envio de mensagens, imagens e vídeos, gratuitamente, sem cobrança da tarifa do SMS, apenas com o uso da internet.

Sendo assim, com o crescimento do Wi-fi em todo o país e planos de dados móveis mais acessíveis, o WhatsApp conquistou o coração de quem precisa se comunicar rapidamente e tornou-se um fenômeno que não podemos viver sem, não é mesmo?

Com o desenvolvimento desse aplicativo, hoje em dia ele se tornou muito mais do que a troca de mensagens, gifs e figurinhas entre amigos e familiares (apesar de serem muito legais). Agora, os negócios estão vendo cada vez mais potencial no Whats, seu apelido carinhoso, e o utilizando como uma ferramenta de negócios poderosa para as vendas e atendimento ao cliente.

Mas, e a sua empresa, já sabe como o Marketing no WhatsApp é fundamental para construir um relacionamento com os clientes e até mesmo vender mais?

Bom, com o conteúdo que vamos te mostrar aqui, te apresentamos as principais oportunidades que essa ferramenta oferece, seus benefícios e dicas de como você pode utilizá-la.

Vamos lá? Continue lendo!

A importância do WhatsApp Marketing para os negócios

Para entendermos a importância de utilizar o Marketing no WhatsApp, precisamos nos colocar primeiro na perspectiva dos clientes. Dessa forma, imagine que você é um potencial consumidor de uma marca e precisa entrar em contato com ela para receber mais informações de um produto/serviço rapidamente. Se a empresa oferecer o contato do Whats, provavelmente essa será a sua primeira opção, correto? Afinal, é um aplicativo utilizado todos os dias, a todo momento, que permite a troca de mensagens instantâneas.

Viu? Se colocando como cliente, é muito fácil perceber a facilidade que esse aplicativo oferece para você.

Agora, como empresa, existem benefícios para potencializar suas estratégias de Marketing no WhatsApp.

Continue a leitura e saiba mais sobre essas vantagens!

LEIA TAMBÉM → Quais ferramentas de marketing uma agência precisa oferecer?

Vantagens de utilizar o WhatsApp para vender

Atenção! Antes de mais nada, quem vai utilizar essa ferramenta na estratégia de marketing, precisa utilizar a versão business. Com ela é possível contar com funcionalidades que não estão disponíveis para perfis pessoais e opções vantajosas para o seu negócio! 

O site já te dá um panorama sobre o que é possível conquistar com essa modalidade:

“ Interaja com os clientes, acelere as vendas e gere melhores resultados no atendimento usando uma plataforma com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.”

WhatsApp Business

Venha conferir um pouco mais sobre suas funções!

Informações detalhadas sobre o seu negócio

Para quem possui uma empresa, o WhatsApp permite detalhar a sua atuação, mostrar os horários de atendimento, localização e até mesmo dar um selo de verificado para a sua conta.

Sabe como isso te ajuda? A gerar mais confiança com o seu potencial cliente e oferecendo informações rápidas para ele.

Respostas rápidas 

Imagina que cansativo seria responder cada “Oi” manualmente para cada cliente que te enviasse mensagem? Para empresas maiores, essa é uma possibilidade inviável.

Por isso, utilizando o WhatsApp nas suas estratégias de marketing, é possível enviar mensagens automáticas, que vão responder as principais dúvidas e direcionar o cliente para o atendimento certo.

Dê uma olhada nos tipos de respostas que podem ser enviadas automaticamente:

  • Agradecimento;
  • Desculpas;
  • Boas-vindas;
  • Ausência.

Elas ajudam e muito na rotina, para que o cliente sinta que não foi esquecido.

Relacionamento mais próximo com o cliente

Ter o número do seu potencial cliente é uma oportunidade de ouro. Com esse contato em mãos, é possível criar uma relação mais próxima com ele, ajudando na condução desse consumidor pelo funil de vendas, com mensagens certas, no momento certo. 

Dado interessante → WhatsApp é o principal canal usado por quem busca retorno de atendimento por empresas

Listas de transmissão

Uma das principais vantagens de utilizar essa estratégia de Marketing no WhatsApp, são as listas de transmissão. Essas listas são contatos pré-determinados, no qual você pode enviar as mensagens de uma vez, igualmente, para todos eles.

A funcionalidade ajuda a não ter que selecionar cada cliente, um por um, para o envio da mensagem.

5 dicas sobre como fazer Marketing no WhatsApp

1. Crie um planejamento

Assim como qualquer estratégia, o Marketing no WhatsApp também precisa de um planejamento. Esse plano de ação deve ser elaborado pensando no propósito que essa ferramenta terá para a sua marca, quais são os principais objetivos e pontos de atenção.

Basicamente, esse planejamento servirá como uma guia para sua empresa de como o WhatsApp deve ser utilizado pela marca.

2. Envie mensagens personalizadas

Nós já mostramos o quanto utilizar o WhatsApp na estratégia de marketing pode melhorar o atendimento ao seu cliente. Contudo, no novo comportamento do consumidor, os clientes precisam sentir que estão falando com pessoas reais e não com “robôs”, mesmo que as mensagens sejam automatizadas.

Dessa forma, para transmitir comunicados, divulgar seus produtos ou qualquer que seja o seu objetivo, você precisa criar uma mensagem personalizada, que seja condizente com a persona da sua marca. Isso ajuda a tornar a comunicação mais fluida e assertiva com o seu cliente.

Por isso, quando for necessário, abuse dos emojis, gifs e de uma linguagem mais informal. Mas lembre-se, apenas se isso for válido para o público que você atende.

3. Deixe seu contato no WhatsApp visível

Para atrair as pessoas para o seu contato no WhatsApp, deixe o link do seu contato comercial o mais visível possível nos mais diversos canais. Alguns exemplos são: link na bio do Instagram, botão de contato direto no seu site e outros canais mais utilizados na sua estratégia.

4. Abordagem no momento certo

Imagina: você é excluído de ser uma potencial escolha e vai para a lista dos “bloqueados” de alguém que poderia comprar o seu produto/serviço. Chato, não? As mensagens precisam ser pontuais e ter um propósito, pois, se são apenas abordagens constantes de vendas, tornam-se importunação. 

Bom, assim como as pessoas não gostam de receber e-mails a todo momento, o WhatsApp segue a mesma lógica. Para utilizar essa ferramenta de negócios, também é preciso saber o momento certo da abordagem ao cliente, entendendo se ele deseja prosseguir na trativa ou parar alí mesmo. 

5. Utilizar as enquetes

A ferramenta permite criar enquetes dentro da conversa com o seu cliente. Dessa forma, você consegue ter um feedback mais rápido em relação à satisfação do cliente com atendimento, produto ou serviço. Com essas respostas, você consegue mensurar os pontos que podem ser melhorados.

Usar táticas de Marketing no WhatsApp é uma forma poderosa de atrair, reter e fidelizar clientes da sua marca. Essa ferramenta, além de potencializar o atendimento ao cliente, é capaz de tornar a jornada de compra mais dinâmica e eficiente.

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