Como o novo comportamento do consumidor impacta o seu negócio?

Novo comportamento do consumidor: conheças as formas de consumo atuais

6 de abril de 2023 /

Novo comportamento do consumidor: conheças as formas de consumo atuais

Empresas que estão atentas ao novo comportamento do consumidor têm mais chances de criarem parcerias duradouras e impactantes com seus clientes.

Atualmente, as mudanças dos clientes estão ocorrendo em um período cada vez menor, devido ao surgimento constante de novas tecnologias e tendências que modificam, “do dia para a noite”, os comportamentos de compra.

Sendo assim, estamos em um ponto em que estamos dando “Adeus” à Era Digital e focando naquilo que sempre vai importar para a sua empresa: o consumidor

Dessa forma, com a avalanche de transformações e acontecimentos nos últimos tempos, a forma de consumir não é a mais a mesma, e você precisa se atentar aos aspectos que estão sendo priorizados na jornada do cliente.

Então, aqui vai uma pergunta: qual é o nível de preparo da sua empresa em relação às novas preferências dos clientes (potenciais, novos e antigos)?

Bom, o novo comportamento do consumidor afirma que as empresas precisam se esforçar mais para atrair/fidelizar os clientes, gerando mais do que vendas, mas boas experiências aos usuários.

Porém, se ainda não está por dentro do que há de novo no comportamento dos consumidores, nós te damos um panorama sobre o assunto. 

Vamos lá?

Em que se baseia o comportamento dos consumidores?

O comportamento de compra refere-se ao processo pelo qual os consumidores passam ao tomar decisões de compra de produtos ou serviços. Esse processo pode ser influenciado por fatores internos (como necessidades, desejos, atitudes e valores) e externos (como ambiente cultural, social e econômico), além de informações disponíveis sobre o produto ou serviço.

Sendo assim, esses elementos que servem como incentivo na tomada de decisão, sofreram algumas alterações que impactaram na forma como o indivíduo deseja consumir uma marca.

Veja abaixo alguns deles!

Novas preferências de consumo: o que mudou?

Decisões ultrarracionias

No novo comportamento do consumidor, identificou-se que os usuários estão mais racionais no momento da compra, pesquisando, avaliando e reavaliando, antes de concluir a compra. Inclusive, de acordo com o Global E-marketer Forecast, 72% dos brasileiros buscam online antes de realizar uma compra (online ou offline).

Ou seja, as empresas precisam estar munidas de argumentos para se destacar e ser a escolha desse consumidor, que está mais atento aos discursos apelativos de venda

Abordagem no momento certo

Quão maduro o seu consumidor está? Essa pergunta-chave é fundamental para direcionar as estratégias certas no momento certo. Afinal, não faz sentido oferecer o produto para um cliente que ainda não está consciente do que ele quer. Todas as suas abordagens devem ser voltadas para conduzir o seu cliente por todo o funil de vendas, de uma maneira mais assertiva e condizente com o momento de cada um.

Os níveis de consciência podem te ajudar, sendo uma ferramenta extremamente importante a ser utilizada para os novos comportamentos dos consumidores:

  • Inconsciente do problema – não sabe, ou não percebeu, que existe um problema a ser solucionado;
  • Consciente do problema – já sabe o que é o problema, mas não sabe o que fazer para solucioná-lo;
  • Consciente da solução – está consciente das formas que podem resolver o problema, mas não sabe quais opções são mais viáveis; 
  • Consciente do produto – identificou os produtos que podem resolver a questão, mas ainda está considerando, entre eles, qual o melhor a ser adquirido;
  • Totalmente consciente – já sabe sobre tudo o que o produto oferece, conhece suas vantagens e desvantagens e espera o momento ideal para comprá-lo.

Leia também → Estratégia de Marketing: saiba os motivos para sua empresa investir em SEO

Personalização

Vender por vender não faz mais tanto sentido assim. Ok, pode gerar resultados encantadores, mas por quanto tempo? Desse modo, o usuário precisa se sentir único em cada interação, percebendo que aquilo que você oferece (conteúdo, produto, serviço) foi especialmente criado para ele. 

A personalização traz uma comunicação mais realista e humana com o consumidor, sendo necessário se encaixar ao seu modo se quiser encantá-lo.

É necessário se adaptar ao cliente, não o contrário. 

Conversas mais naturais

Apesar dos surgimentos de automações que ajudam na conversação com o cliente e nos bots que surgiram nos últimos tempos – olá, ChatGPT – as pessoas não querem conversas engessadas e robotizadas.

Sentir que está falando com alguém “real” é um dos principais requisitos nos novos comportamentos dos usuários. Então, é necessário utilizar essas ferramentas tecnológicas com sabedoria, como um suporte, para a sua verdadeira comunicação.

O Zendesck CX Trends Report 2022, oferece uma visão sobre o assunto, dizendo:

“Os clientes querem que as interações sejam autênticas e pessoais. Querem interações passadas para informar conversas futuras. E assim como qualquer outro relacionamento, eles odeiam ter que repetir ou sentir que as empresas não estão ouvindo ou aprendendo com o que eles têm a dizer.”

Seu cliente precisa sentir que o que ele fala importa, não sendo mais um número entre os milhares.

Omnichannel: vários canais, muitas formas de contato

O processo de compra não é linear. As pessoas estão fazendo suas compras pelos dois meios, online e físico, utilizando as plataformas como complementares para ajudar na escolha do produto ou serviço.

Sendo assim, as empresas precisam criar canais de comunicação integrados que ofereçam o mesmo atendimento e constância em todos os pontos.

Viu?

Por fim, entender os comportamentos atuais dos consumidores requer cuidado e pessoas que estejam em constante contato com as novidades no mundo dos negócios. 

Por isso que Allure já está preparada para os diferentes cenários e motivações que a sua empresa pode encontrar no processo de atração de clientes.

Nos posicionamos com o coração. Somos uma agência formada de gente que sabe lidar com gente. Isso é fundamental.

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