Como o CRM pode te ajudar a entender melhor o seu cliente

CRM: Gestão de Relacionamento com o Cliente para aumentar as vendas

13 de abril de 2023 /

CRM: Gestão de Relacionamento com o Cliente para aumentar as vendas

Se você trabalha com vendas, certamente o seu dia a dia está cheio de expressões técnicas. Uma delas, por exemplo, é uma palavrinha simples, de apenas três letras: CRM

Para quem não sabe, CRM é a abreviação de uma expressão que vem do inglês e significa “Customer Relationship Management”. Em português: Gestão do Relacionamento com o Cliente.

A ideia central do CRM é que o cliente seja o foco dos processos de negócio, para que suas necessidades sejam percebidas e antecipadas, visando um atendimento mais otimizado e cada vez mais personalizado.

Sendo assim, a ação principal das empresas são os clientes e, em seguida, os produtos/serviços. A estratégia CRM, portanto, abrange o Marketing, as Vendas e o Atendimento.

Continue a leitura para compreender como a estratégia CRM pode te ajudar a entender melhor o seu cliente. 

TECNOLOGIA X ESTRATÉGIA

Primeiramente, é preciso saber que, para colocar a estratégia CRM em prática, você vai precisar contratar um software, uma Tecnologia CRM. 

Este software é uma plataforma que centraliza os dados dos clientes e possibilita o gerenciamento, de acordo com a estratégia.

Por outro lado, a estratégia refere-se aos processos e diretrizes de organização e gerenciamento dos assinantes de listas de e-mails, leads de vendas, clientes, funcionários, entre outros.

Dessa maneira, é a estratégia que vai te permitir encontrar potenciais clientes, gerar engajamento com os leads, manter e fechar negócios com os clientes, aumentar as vendas.

TIPOS DE CRM

CRM Analítico

Foca na análise de dados coletados pelo software e permite verificar os perfis dos clientes e segmentá-los conforme as estratégias da empresa. 

CRM Colaborativo

Abrange o trabalho em equipe, integrando vários departamentos da empresa. Com este CRM é possível circular informações de forma mais fluida entre cliente e empresa, otimizando a comunicação organizacional.

CRM Operacional

Usado em procedimentos de rotina das equipes de Atendimento, Suporte Técnico, Marketing e Vendas.

CRM Estratégico

Calcula os resultados de médio e longo prazo com uma visão completa das oportunidades de negócio.

BENEFÍCIOS DA ESTRATÉGIA CRM PARA TE AJUDAR A ENTENDER SEU CLIENTE

Produtividade

Menos é mais, certo? No mundo dos negócios, existe outra máxima: fazer menos com mais!

Em outras palavras, isso significa produtividade e otimização de tempo, características muito estimadas pelos gestores. 

Portanto, com a estratégia e a tecnologia CRM, a produtividade está garantida devido à melhora na comunicação e à criação de métodos mais eficientes, além da centralização das informações sobre os clientes e funcionários.

Follow UP na Jornada de Compras 

Você já fez ou tem o costume de vender no primeiro contato? 

É difícil, certo?

Porém, ao fazer o follow up dos seus potenciais-clientes, acompanhando-os durante o processo de vendas, é certo que muitos irão terminar a compra.

Sendo assim, para não se atrapalhar ou ser invasivo devido à falta de organização, aumente suas chances de sucesso acompanhando seu cliente na jornada de compras.

“Olhos de Águia” sobre o negócio

Se você é um gestor que tem dificuldades em compreender os processos e ações necessários na rotina dos seus funcionários e crescimento da empresa, o CRM pode ser os seus “olhos de águia”.

Nesse sentido, a centralização de informações, por exemplo, é um dos recursos disponíveis a todos os colaboradores e auxilia na tomada ágil de decisões.

Essa ferramenta te permite alinhar as ações com vários times e identificar soluções.

Acompanhamento do desenvolvimento

Todo gestor deve ter acesso a uma visão realista e precisa do desempenho da sua empresa para entender o comportamento de seus clientes e como caminhar no futuro.

Sobretudo, com o CRM, você obtém informações específicas para melhorar processos e oferecer um atendimento melhor aos clientes.

Mais vendas e aumento do ticket médio

Como já dissemos, CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Disto entendemos que, quando uma marca mantém um relacionamento com seu público, as vendas aumentam!

Vender bem, afinal, é o propósito da estratégia e da tecnologia CRM, que permite controlar e registrar as informações mais importantes dos clientes, auxiliando-os no funil de vendas

APLICAÇÕES DO CRM 

A estratégia e a tecnologia CRM são usadas de muitas maneiras, sendo úteis para vários departamentos. No entanto, existem algumas áreas que, realmente, sentirão a diferença no dia a dia de trabalho.

Atendimento

Se um cliente conseguir resolver um problema rapidamente e for bem atendido, é muito provável que ele volte a comprar e até indique a empresa para amigos.

Porém, atendentes que não atendem as expectativas certamente receberão notas ruins no controle de qualidade do cliente, que vai perder a confiança na empresa e não vai voltar a comprar. 

Portanto, usar o sistema CRM com eficiência garante que todos os clientes estejam satisfeitos com o atendimento.

Vendas

Você faz um planejamento estratégico para a sua empresa, certo?

Essa tática define o quanto sua empresa pode realizar com os recursos que têm, daqui para o futuro, sendo essencial para o setor de vendas.

Com a tecnologia CRM, é possível criar um planejamento estratégico com o registro de algumas informações:

  • dados de contatos;
  • histórico de compras do cliente;
  • histórico de interações com o clientes;
  • desempenho de uma equipe ou dos profissionais (individualmente).

Marketing

Para o setor de Marketing, o CRM é essencial para analisar métricas e indicadores-chave de desempenho, que podem determinar os rumos das próximas estratégias de vendas. 

Sendo assim, é necessário escolher as métricas certas, acompanhar todos os relatórios de desempenho e gerar engajamento com seus clientes.

Por fim, o comportamento dos seus clientes pode ser muito melhor entendido com o uso do CRM e estratégias maduras.


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