Marketing de Conteúdo: a solução que a sua empresa precisa

Marketing de Conteúdo: a estratégia que vai transformar os resultados da sua empresa

24 de março de 2023 /

Marketing de Conteúdo: a estratégia que vai transformar os resultados da sua empresa

Hoje em dia, o Marketing é um serviço indispensável em qualquer empresa. Porém, está errado quem pensa que esse investimento baseia-se apenas na criação de anúncios. É preciso educar o seu cliente. Mas, como e por quê? Com o Marketing de Conteúdo.

Pois bem, essa nova versão do Marketing é a estratégia recente mais eficaz para fidelizar clientes e induzi-los às compras, mas de uma maneira mais perspicaz e valiosa.

Continue a leitura e confira tudo sobre Marketing de Conteúdo.

MARKETING DE CONTEÚDO: EDUCAÇÃO 

A educação é a base. Você já ouviu essa frase?

Essa expressão descreve bem o Marketing de Conteúdo. 

Por exemplo: ao se deparar com um conteúdo de qualidade que te ajuda a solucionar um problema ou uma dúvida, você já passa a confiar no remetente deste conteúdo, certo?

As empresas e marcas pensaram nisso e, então, passaram a investir no Marketing de Conteúdo: uma estratégia que educa as pessoas em uma jornada de compras, oferecendo conteúdo relevante e de boa qualidade, que trará benefícios ao cliente na resolução de um problema ou dúvida, por exemplo. 

O Relatório Especial Edelman Trust Barometer 2021 comprova: 79% dos brasileiros acham mais importante confiar nas marcas do que apenas comprar

Isso acontece porque os tempos mudaram…

Agora, com tantos serviços on demand, em que as pessoas escolhem o que assistir e consumir, ninguém é mais obrigado a ver um comercial na televisão. Hoje, temos a opção de escolher o conteúdo que queremos ver.

Isso significa que grande parte do público tem a autonomia e a iniciativa de procurar um conteúdo valioso e que as interessa. 

Sendo assim, o foco do Marketing de Conteúdo não é vender, mas é engajar o seu público, fazer a sua rede de potenciais clientes se tornar clientes reais e gerar valor para as pessoas através de um serviço, sem apresentar a sua marca de forma explícita.

Então, a partir do momento em que o seu público recebe um conteúdo de qualidade e que o ajudou de alguma forma, ele volta até você para comprar ou fechar um negócio. 

SAIBA MAIS -> Por que você deve pensar na jornada do cliente?

MARKETING DE CONTEÚDO: FERRAMENTAS

O Marketing de Conteúdo é uma das principais ferramentas que uma agência de Marketing pode oferecer, com a produção de alguns materiais online ou offline.

Conheça-os a seguir: 

Redes Sociais

Essas plataformas trazem muitas vantagens: divulgação da marca, engajamento do público, tráfego para o site, vendas online.

Blogs

Os blogs são o grande alicerce do Marketing de Conteúdo, sendo a 2ª estratégia mais usada (atrás das redes sociais).

Os blogs estão instalados nos sites das empresas, sendo um dos maiores impulsionadores de tráfego, e são textos de variados temas, mas sempre relacionados ao segmento da marca.

Vídeos

Garantem autoridade e trazem engajamento, já que hoje em dia as pessoas estão mais visuais. Além disso, pela correria do dia a dia, as pessoas podem consumir o vídeo pelo celular, tablet ou computador, no momento em que estão fazendo outras tarefas, como arrumar a casa.

E-mail Marketing e Newsletters

Apesar de muitos acharem que o E-mail Marketing é coisa do passado… acharam errado.

Dados da CampaignMonitor mostram que essa estratégia tem 40 vezes mais chance de alcance do que as redes sociais. E vamos além: a empresa de consultoria de mídia digital, Convince and Convert, indicou que uma boa campanha aumenta as vendas em 138%.

Materiais Ricos (E-books, Infográficos e Templates)

São peças com conteúdos mais aprofundados e extensos do que um blog. Por isso, mostram a autoridade da marca em um assunto específico, trazendo informações com muitos dados e educando seu público.

MARKETING DE CONTEÚDO: ESTRATÉGIAS

Ao redor de todas essas ferramentas, obviamente existem estratégias que visam o aumento da audiência, a geração de mais tráfego para o site, engajamento nas redes sociais e, claro, vendas.

Confira algumas das principais estratégias do Marketing de Conteúdo:

Palavras-chave

Termos simples ou expressões mais elaboradas que as pessoas escrevem no Google para tirar uma dúvida ou solucionar um problema.

As palavras-chave são as responsáveis pela otimização do seu conteúdo, para que ele apareça nas primeiras páginas do Google e seja facilmente encontrado pelas pessoas.

Por isso, cada conteúdo da sua marca deve ter uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Escaneabilidade

A palavra é difícil, mas traduz bem o contexto: você já “escaneou um texto” com os olhos? Assim, passou os olhos rapidinho para conferir se vale a pena ler tudo?

Então, a escaneabilidade valida se o texto foge do padrão e tem tudo para ser lido do início ao fim. Vale prestar atenção se o texto tem: 

  • listas
  • imagens
  • intertítulos 
  • frases curtas
  • parágrafos enxutos
  • palavras em negrito

SEO -> Search Engine Optimization = Otimização para os motores de busca 

A estratégia de SEO faz parte de uma metodologia que deixa o seu site bem rankeado nas páginas do Google de forma orgânica, ou seja, sem anúncios. 

Quer conferir 5 motivos para investir em SEO na sua estratégia de Marketing? CLIQUE AQUI.

MARKETING DE CONTEÚDO + INBOUND MARKETING

Lembra que lá no início deste blog falamos sobre o próprio cliente escolher o conteúdo que quer consumir?

Isso está relacionado ao Inbound Marketing, o braço direito do Marketing de Conteúdo.

Esse método está baseado em 4 âncoras:

1. Atração: despertar a atenção do potencial cliente no processo de descoberta da compra com o uso de blogs ou redes sociais.

2. Conversão: engajar o potencial cliente com o uso de conteúdos mais aprofundados, como os materiais ricos.

3. Relacionamento: nutrir o potencial cliente na jornada de compra, com o uso de E-mails MKT ou Newsletter para fortalecer a relação marca + potencial cliente.

4. Vendas: momento em que a equipe de vendas entra em ação para tornar o potencial cliente em cliente.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre esse método!

FUNIL DE VENDAS

Você está se perguntando como acontece a nutrição do potencial cliente nessa jornada de compra cheia de estratégias?

Ora, com mais uma estratégia: o Funil de Vendas.

Durante a jornada, o potencial cliente é alimentado por etapas até a compra.

Topo do Funil

O potencial cliente procura conteúdo para solucionar seu problema. No entanto, não buscava nenhum produto ou serviço. No primeiro contato com a marca, surge a consciência de que precisa conhecer mais do assunto que você disponibiliza.

Meio do Funil

O potencial cliente já obteve bastante material para estudar e começa a reconhecer o problema e considerar a sua marca como a solução certa. Nessa etapa, os visitantes do site já forneceram algumas informações em troca de conteúdo, o que o leva para a próxima etapa.

Fundo de Funil

A hora em que o potencial cliente decide pela compra e aceita o contato de um vendedor.

Entendeu como o Marketing de Conteúdo é tão importante para trazer resultados para a sua empresa? 


Para conferir mais notícias sobre Marketing Digital, acesse o blog da Allure Comunicação!

SIMILARES

18 de janeiro de 2024 |

Vale a pena investir em mídia paga? Descubra as vantagens

Descubra as vantagens poderosas da mídia paga e impulsione o sucesso do seu negócio! Maximize a visibilidade, alcance seu público-alvo e conquiste resultados significativos!

14 de dezembro de 2023 |

Como divulgar um lançamento imobiliário?

Saiba quais são os pontos cruciais para divulgar o seu próximo lançamento imobiliário e garantir que ele esteja no caminho certo para o sucesso!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  76  =  82

    Allure
    Close