Brainstorming significa uma “tempestade cerebral de ideias”. É um momento onde várias ideias são lançadas para que uma campanha ou um projeto seja formado.
Você já ouviu um grupo falando que participaram de um “toró de ideias”?
Mas, como assim, uma chuva de ideias? Que coisa doida…
É um pouco doido mesmo, mas existe e funciona!
É o famoso brainstorming. Também conhecido como “tempestade cerebral”. Também abrasileirado para “toró de ideias”.
Essa prática é muito utilizada no mercado publicitário, para a criação de uma campanha ou um projeto. É um momento de “Eureka” publicitário!
Sabe quando – do nada – vem aquela ideia incrível que pode se tornar um dos melhores projetos da sua vida?
Mas, o brainstorming também pode ser ridículo! Qual é o problema? A ideia pode ser melhorada e, quem sabe, se tornar um dos melhores projetos da sua vida – e da vida do seu cliente!
O que importa é correr atrás da criatividade e não ter medo de soar bobo ou doido. Pode parecer estranho na hora, mas aquela ideia maluca talvez tenha um ponto em comum com o pensamento meio careta do seu colega – e aí entra o equilíbrio.
Por isso acontece a tempestade: várias ideias – boas ou ruins – são jogadas na mesa e os pensamentos vão se alinhando para, enfim, chegar a um plano!
O brainstorming é uma prática doida, mas muito eficaz. Continue a leitura e confira como essa técnica pode te ajudar a ter grandes ideias!
Como fazer um brainstorming?
Primeiramente, precisamos entender que o pilar do brainstorming é a pluralidade de ideias.
É essencial que os participantes sejam diferentes, compartilhem seus pensamentos livremente e que o ambiente seja vazio de críticas. Afinal, ideias ridículas podem ser jogadas na mesa, lembra?
Portanto, sem esquecer da solução que deve ser encontrada durante o brainstorming, podemos seguir um passo-a-passo para ter um toró de ideias super legal!
DEFINA UM OBJETIVO
Se você quer descobrir um novo caminho para uma marca, que tal reunir o time que já tem familiaridade com o cliente?
Agora, se é necessário identificar falhas em um projeto, uma pessoa que não conhece o cliente pode oferecer uma boa perspectiva externa.
Antes de ter a ideia de agendar um brainstorming, pense primeiro no problema.
A REGRA É CLARA
Esclarecido o objetivo da reunião de brainstorming, é hora de definir as regras. Algumas dicas:
- Não há espaço para críticas.
As ideias de todos – boas ou ruins – são válidas no debate.
- Pensou algo ridículo? Fale!
Qualquer ideia pode ser melhorada.
- Sem interrupções!
Quando alguém estiver compartilhando sua ideia e sendo frequentemente interrompido, pode se sentir invalidado. Conversas em paralelo também não são legais.
- Não perca o foco!
Tudo bem trazer ideias ridículas e mirabolantes, mas que sejam dentro do objetivo.
DIVERSIDADE
Lembra que o pilar do brainstorming é a pluralidade de ideias?
Então, como ter ideias diferentes se as pessoas que participaram pensam igual? O ideal, então, é que os participantes do brainstorming sejam diferentes entre si, não apenas de diferentes departamentos na empresa.
Convide pessoas-chave, dos principais departamentos, e também algumas que não fazem parte das áreas centrais, para que também possam opinar e avaliar se as ideias dos especialistas combinam com o público externo.
AMBIENTE AGRADÁVEL
O ambiente que vivemos influencia muito na nossa vida. Então, o local escolhido para o brainstorming pode ser um grande definidor se essa tempestade de ideias vai ser produtiva ou não.
Escolha um local confortável, onde todos se sintam bem e que a criatividade seja estimulada. Pode ser ao ar livre ou uma sala colorida, até com guloseimas.
Então, fuja daquela sala de reuniões de paredes brancas com uma mesa enorme. O pessoal pode se sentir tímido e o tempo será perdido.
CLASSIFIQUE AS IDEIAS
Durante a apresentação de cada ideia, é bom anotá-las. Depois, discuta cada uma e as classifique de acordo com o que for mais viável para o objetivo:
Ideia possível | Ideia impossível | Ideia ridícula | Ideia ridícula a ser melhorada | Lixo
Também é válido fazer um filtro de ideias, para mediar a grande quantidade de ideias que vão surgir durante o brainstorming.
UTILIZE DINÂMICAS
Para estimular os participantes do brainstorming, você pode fazer algumas dinâmicas para provocar a criatividade:
- Use post-its
Cada participante escreve suas ideias em post-its e os cola em um mural para que todos os pensamentos sejam melhor visualizados por todos.
- Mapa mental
Ótima técnica para organizar as ideias: funciona com a criação de um diagrama que conecta as ideias e as relaciona.
- Chuva de ideias rápidas
Cada participante tem alguns segundos para dar uma ideia. É uma boa técnica em caso de bloqueios criativos.
- Mural de imagens
Um bom jeito de fazer uma livre associação de ideias, pode ajudar a definir o tom da campanha e trazer inspirações.
- Improviso
Inspirado no teatro, é usado para criar cenas e personagens. Além de estimular a criatividade, também deixa as pessoas menos tímidas para falarem suas ideias.
SAIBA MAIS -> Conheça 5 modelos de brainstormings para engajar mais sua equipe
Sabe um dos momentos onde o brainstorming pode funcionar muito bem? Na hora de fazer um rebranding!
O rebranding propõe uma nova identidade, novos caminhos e desafios. Tem tudo a ver com o toró de ideias e pode ser bem útil para criar a nova jornada de uma marca.
Aproveite e confira tudo sobre rebranding aqui no blog da Allure!
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