Rebrading: o que é e quando deve ser feito? + 3 cases de sucesso

Entenda mais sobre Rebranding e quando ele é recomendado

11 de agosto de 2023 /

Entenda mais sobre Rebranding e quando ele é recomendado

Rebranding propõe novos caminhos, nova identidade e novos desafios, por isso, deve ser feito com cautela, estratégia e no momento certo. 

Sabe quando você está seguindo um caminho, mas percebe que aquele lugar não vai te levar onde você espera? Ou que durante o trajeto, seus pensamentos e posturas mudaram e aquele objetivo não faz mais sentido? Então, para empresas e produtos, isso também pode acontecer e muitas optam por escolher uma nova jornada: o rebranding.

Recentemente, inclusive, a internet se movimentou por mais uma decisão do bilionário Elon Musk, que trocou o nome e logo do Twitter, que se transformaram na letra “X”. Ou seja, mudando toda sua identidade original e dando uma cara nova à plataforma. E, polêmicas à parte, este é um exemplo de rebranding também.

Contudo, esse reposicionamento de marca pode ser bastante benéfico em diferentes casos, desde que aplicados estrategicamente. Dessa forma, queremos te mostrar um pouco mais sobre o que é o rebranding e o que ele pode fazer para uma marca.

O que é o rebranding?

Antes de abordarmos sobre o rebranding, precisamos voltar ao branding para que a compreensão fique mais clara.

Caso você não se lembre, o branding é um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha sua marca no momento de decisão de compra.

Partindo desse conceito, o rebranding busca refazer esses pontos, abandonando a atual identidade, parcial ou integralmente

Então, o rebranding é o processo de mudar a identidade de uma marca, como o seu nome (se necessário), logotipo, slogan, identidade visual e outros elementos. 

Mas não é de uma hora para outra que, geralmente, essas mudanças são aplicadas. São necessários muitos estudos e planejamentos para chegar a um novo posicionamento e identidade que sejam condizentes com o público que deseja atingir e os já conquistados.

Dessa forma, existem alguns casos em que recomendados um rebranding. 

Confira a seguir quando o rebranding deve ser feito!

Por que fazer um rebranding?

Para melhorar a imagem de uma marca

Muitos problemas dentro de uma empresa acabam manchando a sua reputação. Isso afeta a credibilidade no mercado, a confiança com os consumidores e, claro, a economia da organização. 

Por isso, muitas marcas tentam driblar as polêmicas, reformulando a identidade e aplicando um conceito que as ajudem a melhorar a forma como são vistas pelo público e investidores.

Mas essa mudança precisa ser feita de forma genuína e verdadeira, caso contrário, a marca pode ser perder ainda mais!

Para expandir para novos mercados

Acontece quando uma empresa deseja atingir novos nichos de mercado, mas a sua identidade atual não permite tal flexibilidade. 

Dessa forma, o novo branding deve ser aplicado pensando nesses novos produtos/serviços e nos públicos almejados nessa nova era.

Para se atualizar

O tempo passa, as pessoas mudam e as formas de se comunicar também. Por isso, muitas marcas desejam passar por um rebranding única e exclusivamente para se manterem atualizadas no mercado e se adaptarem aos novos comportamentos dos consumidores

Além de manter um design mais condizente com a atualidade. Nesse sentido, acabam reformulando toda a identidade visual, tom de voz, missão, visão, valores.

É válido ressaltar que no rebranding, contudo, não é necessário reformular tudo de uma vez. Há algumas empresas que optam por alterar o logo e alguns pontos da comunicação, mas manter o mesmo propósito da marca porque ainda faz sentido. 

Preciso de um rebranding: o que devo fazer?

Se você se identificou com alguns desses motivos de quando é necessário fazer um rebranding, talvez seja a hora de mudar! Mas antes, existem algumas dicas para um reposicionamento de marca bem-sucedido.

Confira a seguir!

Conhecer o seu público

Por mais que a empresa esteja sob seus cuidados, quem é o principal responsável pelo sucesso dela é o público. Por isso, é imprescindível contar com um estudo de consumidor para entender quais mudanças eles desejam ver na sua marca e quais não fazem sentido ao que eles estão buscando em uma identidade.

Fazer um planejamento

Assim como a criação de uma marca, se reposicionar também exige um planejamento. Dessa forma, é importante que nele a empresa trace os principais objetivos que deseja seguir dali em diante. 

Qual vai ser o novo mercado? Quais pontos serão alterados? Quais é a nova imagem que esse reposicionamento deseja passar? A alteração vai ser integral ou parcial? Tudo isso deve constar para que lá na frente você possa analisar se as mudanças funcionaram, ou há elementos que precisam de melhorias.

Contar com bom profissionais

Contar com bons profissionais durante um processo de rebranding é crucial para garantir o sucesso e a eficácia da transformação da marca. Aqui estão algumas razões pelas quais é importante ter profissionais qualificados envolvidos no rebranding: 

  • Experiência e conhecimento
  • Estratégia bem definida
  • Consistência
  • Criatividade
  • Adaptação ao novo público
  • Teste de aplicação da nova identidade

Para te mostrar na prática como funciona, separamos alguns cases de rebranding da Allure para te mostrar e te inspirar.

Conheça os cases de rebranding da Allure

1. Paschoini Advogados

O objetivo deste rebranding foi desenvolver um redesenho para a marca Angelo Paschoini Advogados, considerando toda a história e tradição da empresa, mantendo a linha de cores e reforçando os conceitos de segurança e solidez, porém, com mais modernidade.

ANTES

logo da paschoini antes

DEPOIS

logo da Paschoini Advogados após rebranding

2. CUP RH

O desafio deste rebranding da CUP RH, Boutique de Recursos Humanos,  foi a alteração completa da identidade da marca, desde o nome até o logo. Por isso, neste case foram aplicados elementos que reforçassem os termos: conexão, único, pessoas, união, parceria. 

ANTES

logo da cup rh antes

DEPOIS

logo da cup depois

3. NOVA LRB

A empresa Nova LRB – Administradora estava passando por um novo momento e precisava de uma nova abordagem de comunicação, pensando na sustentabilidade e inovação.

ANTES

DEPOIS

E então, agora que você já sabe quando e como aplicar o rebranding de uma marca e deseja saber mais desse serviço, que tal falar conosco e conhecer mais do trabalho da Allure em Marketing Digital? Você pode acessar o nosso blog e saber muito mais informações, notícias e tendências para ajudar o seu negócio! 

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