Entenda como mensurar resultados de SEO

Como mensurar resultados de SEO?

22 de agosto de 2023 /

Como mensurar resultados de SEO?

Quem não quer aparecer na primeira página do Google? Ou melhor ainda, na posição zero? É por esse motivo que muitos investem na produção de conteúdos de qualidade para atrair novos visitantes e engajar os usuários E assim, utilizam o SEO para que isso ocorra de forma orgânica e gratuita. Em resumo, sem precisar investir em anúncios para que isso aconteça.

É claro que a estratégia de SEO é muito vantajosa e investir nela pode trazer bons frutos ao seu negócio. Mas é importante que você saiba também que mensurar os resultados de SEO é extremamente necessário.

Quer entender como? Nós esclarecemos alguns pontos neste conteúdo que podem te ajudar!

Continue a leitura!

Qual é a importância de mensurar resultados de SEO

O SEO é uma estratégia de marketing que costuma oferecer resultados a médio e longo prazo. Contudo, precisa constantemente ser analisada para corrigir erros previamente e traçar novas estratégias, principalmente de conteúdo.

Quem está consumindo o seu blog? Por quanto tempo as pessoas ficam na sua página? Você está conseguindo bons resultados? Todas essas perguntas e muitas outras só serão respondidas se existir uma mensuração de resultados de SEO. Afinal, apenas assim será possível saber se o que foi traçado está indo para um bom caminho ou será necessário recalcular a rota.

Portanto, mensurar resultados de SEO é crucial para avaliar o desempenho e a eficácia das estratégias implementadas e melhorar a visibilidade de um site no Google. 

E para fazer essa análise, não há outra forma a não ser analisar as métricas de resultados das suas principais páginas.

Leia a seguir para entender quais são as principais métricas e como elas devem ser analisadas dentro da sua estratégia.

Métricas para mensurar resultados de SEO

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é a métrica que mensura quantas pessoas estão acessando a sua página sem que você pague por isso. Na mensuração de resultados de SEO ele aparecerá, provavelmente, como o número de visitas que seu blog recebeu que vieram do Google de forma espontânea.

Examinar esse resultado de SEO pode te ajudar a entender quais conteúdos precisam de uma nova otimização, quais são os temas não relevantes, indicações de falhas na página, etc.

O Google Search Console é uma ótima ferramenta de análise de tráfego orgânico que identifica o aumento ou queda de acessos ao longo do tempo.

Cliques

O CTR (Click Through Rate) orgânico é um indicador importantíssimo para avaliar o sucesso da sua estratégia de SEO. 

Ele é uma métrica que mede a porcentagem de pessoas que clicam em um resultado de pesquisa após vê-lo no SERP. Ele é uma das métricas mais importantes para SEO, pois pode afetar o ranking de uma página nos resultados de pesquisa.

Um CTR orgânico alto indica que uma página é relevante para os termos de pesquisa usados pelo usuário. Isso pode levar a um aumento no tráfego orgânico para a página e, consequentemente, a um aumento nas conversões.

Tempo de permanência no site

As taxas de permanência em uma página do site são uma maneira de entender o quanto as pessoas estão gostando do seu conteúdo… ou não. Elas apresentam dados que mostram quanto tempo gasto os visitantes estão passando na sua página de blog, por exemplo.

Portanto, quanto menor o tempo, entende-se que o seu conteúdo não supriu as necessidades do leitor ou ofereceu informações desnecessárias.

Autoridade de domínio (Backlinks)

As estratégias de backlinks consistem na troca de links entre páginas, visando fortalecer a autoridade dos conteúdos e ganhar pontos nos critérios do Google. 

Por isso, é importante analisar qual é o volume de sites que estão apontando para o seu domínio, porque isso refere-se ao quanto de autoridade o seu conteúdo tem.

Taxa de Rejeição

Ao mensurar resultados de SEO, um dos indicadores mais temidos é a taxa de rejeição. Isso porque ela mostra quantas pessoas visitam o seu site e saem logo em seguida, não clicando em mais nenhum link.

Posicionamento

O mais esperado por todos. A análise de posicionamento de página talvez seja a métrica mais conhecida.

Basicamente, o posicionamento de uma página é definido por uma série de critérios do Google que fica cada vez mais rigoroso, priorizando sempre o conteúdo de extrema qualidade e boa experiência ao usuário.

Então, é possível mensurar esse resultado ao buscar uma palavra-chave utilizada na sua estratégia e perceber qual é a posição que o seu blog se encontra. Ou seja, como ela ranqueou nas páginas de busca do Google.

É claro, a posição zero, a primeira na busca orgânica, é sempre a mais desejada. Mas resultados em outras posições da primeira página também podem ser bastante vantajosos.

Portanto, essas são as principais informações que você precisa saber sobre como mensurar resultados de SEO. 

Mas é claro que para uma análise mais profunda, é necessário um relatório completo de marketing digital. Assim, você conseguirá traçar novas metas, corrigir o que está errado e impulsionar os resultados da sua empresa.

SIMILARES

18 de janeiro de 2024 |

Vale a pena investir em mídia paga? Descubra as vantagens

Descubra as vantagens poderosas da mídia paga e impulsione o sucesso do seu negócio! Maximize a visibilidade, alcance seu público-alvo e conquiste resultados significativos!

14 de dezembro de 2023 |

Como divulgar um lançamento imobiliário?

Saiba quais são os pontos cruciais para divulgar o seu próximo lançamento imobiliário e garantir que ele esteja no caminho certo para o sucesso!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    33  +    =  43