Posicionamento de mercado: o que é e as principais vantagens!

Posicionamento de mercado: o que é e qual sua importância?

4 de setembro de 2023 /

Posicionamento de mercado: o que é e qual sua importância?

Posicionamento de mercado entende como um público vê o seu produto e imagem e cria ações para fortalecer essa relação e se destacar.

Quando você pensa em uma marca de tênis, que empresa vem à sua mente? Ou melhor! Quando você está buscando por um imóvel, quais são as imobiliárias que aparecem no seu top 5? Bom, para cada pessoa a resposta pode ser diferente e isso vai depender muito de como é o posicionamento de mercado de cada marca e como elas foram gravadas na sua cabeça.

No Brasil, por exemplo, IFood, Netflix e Nike são as principais marcas lembradas pelos brasileiros.

Mas afinal, o que é esse tal de posicionamento de mercado? Neste conteúdo vamos abordar um pouco mais sobre o seu conceito e como ele é tão importante se você quiser se destacar. 

E você quer, não é mesmo?

Então, continue a leitura!

Conceito e importância do posicionamento de mercado

Toda e qualquer empresa quer se diferenciar no ramo em que atua. Dessa forma, o posicionamento de mercado cria ações para projetar o produto e imagem da empresa, com o objetivo de estar presente na mente (e no coração) do seu público-alvo

Em suma, são estratégias para que o consumidor lembre da sua marca durante sua jornada de compra e o considere como uma das principais marcas que podem solucionar seus problemas.

Parece simples, mas exige um cuidado extremo. Afinal, são mais de 43 milhões de marcas em todo o mundo. E por mais que sejam de atuações diferentes, todas querem o mesmo que você: atrair, conquistar e fidelizar os clientes.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, diz que posicionamento é mostrar para seu público-alvo, qual é a diferença entre você e seus competidores”. 

É por isso que esse conceito de se posicionar no mercado está muito atrelado ao Branding, que visa fortalecer a marca diante do mercado e consumidores.

É importante que você saiba que o posicionamento de mercado, no entanto, deve ser consistente e condizente com o que você realmente oferece. Caso contrário, pode criar uma frustração nos seus consumidores e oferecer um efeito contrário ao que você deseja. 

Ou seja, em vez de as pessoas lembrarem da sua marca por um bom motivo, você estará na mente delas, só que de uma maneira negativa.

Então, a sua marca precisa, sim, se destacar de maneira diferenciada, criando uma identidade forte e real.

Contudo, se você ainda não se convenceu ou quer entender mais sobre o posicionamento de mercado, veja as principais vantagens dessa ação para a sua marca.

Benefícios do posicionamento de mercado

Identificação

“Quem é amigo de todos, na verdade, não é amigo de ninguém”. 

Já ouviu esse ditado por aí? Vamos adaptá-lo um pouco para este blog, mas com a mesma essência: 

“Quem quer atingir a todos, na verdade, não consegue atingir ninguém” 

E por que isso? Pois o seu produto e marca atendem necessidades específicas, pessoas diferentes, com valores distintos.

Então, não faz sentido querer atingir um público que não pretende consumir um produto/marca que não o representa, seja por questões de preço, cultura, estilo de vida, etc.

Dessa forma, o posicionamento de mercado vai te ajudar a se relacionar com quem faz realmente sentido para o seu produto. Além disso, gerar maior identificação com o seu público-alvo para enxergarem na sua proposta a melhor saída para o que eles precisam.

Diferenciação

Batemos nessa tecla durante boa parte do conteúdo e isso não foi à toa. Entre tantos produtos e marcas, para se destacar no mercado e na cabeça do público, existem fatores de diferenciação que despertam interesse e atraem pessoas a sua marca.

Entre eles é possível destacar:

  • Qualidade de produto;
  • Valores que sua empresa representa;
  • Preço do seu produto ou serviço;
  • Identidade visual;
  • Forma de comunicação com o público;
  • Experiência no atendimento ao cliente.

Todos esses pontos, desde que seguidos de maneira coerente, são capazes de valorizar e deixar a sua marca mais atrativa.

Fidelização

Ao criar um posicionamento de mercado firme e consistente, você ocupa um espaço de destaque na mente dos seus consumidores que sempre irão te considerar nas decisões de compra

É por isso também que, ao se posicionar, a boa experiência deve ser garantida antes, durante e depois.

Como se posicionar no mercado?

Antes de mais nada, já coloque na sua mente que se posicionar no mercado demanda cuidado e conhecimentos para que a estratégia seja assertiva. 

Dessa forma, contar com profissionais qualificados da área é a primeira, e principal, dica que você precisa para criar ações de posicionamento de mercado.

Outros pontos importantes são:

  • Definir os valores da sua marca e como o público deve percebê-los;
  • Entender o que o seu público-alvo espera do seu produto/marca;
  • Entender as mudanças do mercado e acompanhar os novos comportamentos de consumo;
  • Ser consistente em todos os pontos.

Viu só quantos benefícios?

Então, agora que você já sabe o que é e as vantagens de se posicionar no mercado, que tal algumas dicas para dar um UP no seu posicionamento digital
Confira as 5 dicas principais e te esperamos no próximo conteúdo!

SIMILARES

18 de janeiro de 2024 |

Vale a pena investir em mídia paga? Descubra as vantagens

Descubra as vantagens poderosas da mídia paga e impulsione o sucesso do seu negócio! Maximize a visibilidade, alcance seu público-alvo e conquiste resultados significativos!

14 de dezembro de 2023 |

Como divulgar um lançamento imobiliário?

Saiba quais são os pontos cruciais para divulgar o seu próximo lançamento imobiliário e garantir que ele esteja no caminho certo para o sucesso!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  44  =  45