Marketing Conversacional: melhore a experiência dos clientes!

Marketing Conversacional: torne o processo de vendas mais fácil

15 de setembro de 2023 /

Marketing Conversacional: torne o processo de vendas mais fácil

Proporcionar uma experiência personalizada e humanizada é possível ao utilizar o marketing conversacional para fortalecer o atendimento ao cliente e encurtar a jornada de compra.

No mundo em constante evolução do marketing digital, as estratégias tradicionais de marketing estão sendo reformuladas para atender às expectativas e demandas cada vez maiores dos consumidores. 

Principalmente quando eles estão mais exigentes e pensam 2, 3, 4 vezes mais antes de tomar uma decisão. Então, a transparência, agilidade e eficácia na comunicação são pontos que o seu negócio não pode deixar falhar.

Dessa forma, uma dessas revoluções está acontecendo no campo do marketing conversacional, onde as marcas estão buscando formas mais autênticas e interativas de se conectar com seu público-alvo.

Nesse sentido, uma ação conhecida muito bem por todos pode ajudar, e muito, se você quiser impulsionar o seu produto ou marca. Sabe qual é ela?

A boa e velha conversa!

E para que você entenda melhor, neste blog post vamos explorar em detalhes o que é o marketing conversacional, porque ele é tão relevante atualmente e como as marcas podem tirar o máximo proveito dessa abordagem. 

Entenda mais sobre o marketing conversacional e aprenda como ele pode revolucionar sua estratégia de marketing digital.

Como funciona o Marketing Conversacional?

No processo de vendas de um produto, todo minuto importa. Por isso, se você deixar um potencial cliente (lead) esperando por muito tempo por um contato, há grandes chances dele se frustrar e se desinteressar pelo produto.

E ninguém quer isso, certo? Afinal, a experiência do consumidor com a sua marca pode refletir em outras pessoas e você acaba perdendo uma oportunidade e tanto.

Dessa forma, o marketing conversacional é uma estratégia que visa facilitar a comunicação de pessoas interessadas no seu produto ou serviço, utilizando ferramentas tecnológicas para que o atendimento seja mais dinâmico e fluido.

Através de soluções tecnológicas, como inteligência artificial, são disponibilizados sistemas que interagem com o usuário instantaneamente, sem a necessidade que alguém esteja presente 24 horas por dia para atender.

LEIA TAMBÉM: Chatgpt: saiba como a inteligência artificial está mudando o mundo!

Mas por que o marketing conversacional é tão importante atualmente?

Veja algumas informações bem interessantes a seguir.

A importância do marketing conversacional nas vendas

Ele não se trata apenas de enviar mensagens automatizadas respondendo perguntas. É uma abordagem estratégica que busca envolver os consumidores de maneira personalizada, criar relacionamentos genuínos, aumentar o engajamento e as chances de conversões.

Então, isso não quer dizer que o contato presencial deve ser totalmente ignorado e os esforços devem ser focados única e exclusivamente no digital. 

Pelo contrário, o marketing conversacional é uma metodologia que visa ser uma extensão da marca na prestação de suporte, atendimento ao cliente, compras, etc.

Isso ajuda, por exemplo, a não restringir a atuação da sua empresa apenas nos horários comerciais. Além de não sobrecarregar os profissionais das áreas com demandas volumosas e questões simples.

Como falamos anteriormente, para oferecer toda essa facilidade nas tratativas com os clientes, existem ferramentas que automatizam essa comunicação, sem perder a qualidade nem a eficiência.

Para entender melhor, nós separamos as principais ferramentas utilizadas no marketing conversacional.

Principais ferramentas de Marketing Conversacional

Chatbots

São softwares desenvolvidos que proporcionam respostas rápidas e de forma natural para usuários, utilizando Inteligência Artificial (IA) para oferecer recursos que compreendam as questões do usuário.

Para se ter uma ideia, quase metade das organizações de atendimento ao cliente já usam Inteligência Artificial no Brasil.

Redes Sociais

As redes sociais também possuem recursos automatizados para melhorar a experiência do usuário com o atendimento, com respostas pré-configuradas e muito mais. E nesta categoria, a que mais se destaca é o WhatsApp, considerado o principal canal para quem busca retorno das empresas.

Com essas ferramentas é possível: respostas programadas; resolver dúvidas mais frequentes, direcionar para outro ponto de contato (formulário de conversão, e-mail, telefone, etc.) mostrar um status do pedido; fechar vendas.

Vantagens do Marketing Conversacional

O marketing conversacional pode ser utilizado por empresas de diversas áreas, oferecendo benefícios capazes de acelerar o processo de vendas e contribuir com o fortalecimento da marca.

Rapidez

Ao optar por ferramentas de marketing conversacional, as pessoas que entrarem em contato com você poderão contar com resposta mais rápida, aumentando o nível de satisfação dos clientes.

Produtividade

Ao ajudar no atendimento a qualquer momento, o marketing conversacional auxilia na produtividade da equipe de vendas, que tem mais tempo para oferecer um contato decisivo de qualidade.

Escalabilidade

As ferramentas conseguem atender um número significativamente maior de clientes ao mesmo tempo, sem perder a qualidade e registrando todos os contatos.

Geração de lead qualificado

Muitas vezes, no contato de um interessado por ferramentas de marketing conversacional, é solicitado seus principais contatos. Assim, ele se torna um lead qualificado que pode avançar pelas etapas do funil de vendas com mais rapidez.


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