Identidade Visual: entenda como criar uma para sua empresa!

O que você precisa saber antes de criar uma identidade visual?

29 de setembro de 2023 /

O que você precisa saber antes de criar uma identidade visual?

Qual empresa nunca sonhou em ter uma marca tão impactante quanto a da Coca-Cola? Que ao menor sinal da sua forma, muitos já sabem que se trata de uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo todo!  

Sim, com certeza, quando falamos sobre uma identidade visual marcante, a Coca está no top 10 empresas para se inspirar.

Muitos negócios que estão iniciando ou passando por uma reformulação – o tal do rebranding – querem seguir o mesmo caminho, mas não sabem por onde começar.

É o seu caso também? 

Antes de tudo, você precisa entender que a identidade visual não é só um logo que você vai usar por aí em todos os seus formatos de comunicação.

É claro que não!

Por trás da criação de uma marca, há toda a representação do que a sua empresa quer transmitir aos consumidores e como eles vão perceber essa comunicação.

Bom, então antes de ensinar os caminhos para criar uma identidade visual impactante para sua empresa, por que não começar a entender o que isso significa?

O que é uma identidade visual?

Identidade visual, identidade de marca ou comunicação visual, consiste em um conjunto de elementos criados para uma empresa para representá-la visualmente no mercado. 

E dentro dessa identidade, temos: cores, logo, tipografia, slogan, grafismos, hierarquias e outras coisas também.

Tais elementos não são, ou não deveriam ser, pensados e desenvolvidos de maneira aleatória ou apenas por um gosto pessoal. Eles precisam ser condizentes com o propósito da empresa, os interesses dos consumidores e com o posicionamento de mercado adotado.

Então, essa identidade será  aplicada em todas as comunicações que a empresa estiver, seja em um cartão de visitas, post das redes sociais ou em um outdoor.

Por que eu preciso de uma identidade visual?

Criar uma identidade visual é o principal passo de quem deseja destacar o seu produto ou serviço no mercado. Afinal, é pela aparência que os consumidores têm suas primeiras impressões sobre uma empresa, não é mesmo?

Tenha como exemplo, grandes marcas pelo mundo afora, que já vem à sua mente pela identidade visual inovadora e impactante.

Nubank, Globo, Netflix, Amazon, Nike e Google são algumas marcas que temos certeza que você já vai lembrar da sua identidade visual apenas pelo nome.

Então, a vantagem de criar uma identidade visual, principalmente, é essa: construir e fortalecer a presença de uma marca gerando identificação por meio de elementos estéticos.

Além, é claro, de:

  • Diferenciação do seu produto/serviço no mercado
  • Agregar valor à sua marca
  • Aproximação com os consumidores
  • Gerar autoridade
  • Criar experiências únicas aos clientes

Por muitas vezes, uma identidade visual bem criada, fortalecida pelo branding, impacta as pessoas sem precisar de muitas palavras.

Quer um exemplo? Dê uma olhada na imagem abaixo:

imagem de um anúncio do MCDonald's  em um outdoor como a escrita "à sua direita"

É claro que provavelmente você já sabe que é de uma rede de fast food famosa, não é mesmo? Apenas pelas cores e formas de sua identidade visual.

Viu só? Imagina que a sua empresa seja capaz de obter tudo isso ao criar uma comunicação visual?

Mas talvez, a principal dúvida que você tenha por não ter conhecimento, seja “como criar uma identidade visual impactante para a minha empresa?”

Portanto, logo a seguir mostraremos os principais pontos que você precisa saber antes de criar uma identidade visual e o que faz com que ela impacte os consumidores.

Continue a leitura!

Dicas de ouro para criar uma identidade visual

Tenha um branding bem definido

Apesar de muitos confundirem os dois termos, podemos dizer que a etapa de elaboração da identidade visual está inserida nas estratégias de branding.

Pode até parecer meio óbvio, mas é aqui que muitas pessoas e empresas erram na hora de criar uma identidade visual. Afinal, como já dissemos lá no início, não basta apenas criar um logo e voilà (apesar de crucial). Uma identidade completa precisa se basear no branding, que constrói ações de ponta a ponta para fortalecer a presença da marca no mercado. 

Entenda os gostos do seu público

Ao pensar em como o seu nome, logo, cores, etc. precisam ser desenvolvidos, é importante que você tenha em mente que, quem vai consumir a sua identidade visual é o público. Então, não adianta pensar em elementos que fogem totalmente dos comportamentos dos consumidores.

Faça uma pesquisa e veja com quais marcas eles costumam consumir e como a concorrência está se comunicando visualmente com eles. Dessa maneira, você já terá um guia de como criar a sua identidade visual.

Pense em elementos que representem a sua marca

A identidade visual precisa, sim, ser pensada para o público. Mas, ao mesmo tempo, também necessita carregar simbolismos que remetem a história, missão, visão e valores da marca, para gerar maior identificação.

Nesse sentido, é importante que na hora de executar toda a criação da identidade visual da sua empresa, você pense em elementos que acredita serem importantes e que sejam impactantes. 

Você pode até mesmo procurar na internet por algumas inspirações de estilos que você acredita serem semelhantes ao que você deseja. 

Mas lembre-se: é só inspiração, não cópia, ok? Ser original deve ser o foco!

Deixe os profissionais criarem sua identidade visual

Talvez uma das maiores dicas para quem vai criar uma identidade seja esta aqui: não deixe sua identidade na mão de amadores!

É normal que você se sinta interessado em ir para o caminho mais fácil, e mais barato, para criar a sua identidade. Mas será que vale a pena?

Os designers responsáveis por criar uma identidade visual atuam de forma profissional para elaborar todos os elementos da sua marca, de acordo com o seu real propósito.

Profissionais coletam briefing, estudam o mercado, criam esboços, seguem critérios técnicos de design e colocam toda a criatividade em jogo para criar a sua identidade visual.

Mas ainda não acabou! Para criar uma identidade inovadora, eles pensam em cada detalhe, desde o desenvolvimento do logo até as formas que eles serão aplicadas.

Entenda a seguir!

O que torna a identidade visual impactante?

Logotipo único

É o principal elemento que irá carregar a identidade elaborada para a marca e fará com que ela se destaque entre seus concorrentes e demais empresas. 

Paleta de cores

Os profissionais responsáveis pela criação da identidade também estudam maneiras de fazer com que o usuário tenha sentimentos ao observar as cores da marca.

Sendo assim, uma boa conversa sobre o que a marca deseja transmitir também irá auxiliar na escolha da paleta. 

Grafismos

Conforme a marca se desenvolve, alguns recursos visuais para além do logo também são criados, ajudando na construção de padrões que também irão remeter a marca, mas sem a utilização do elemento principal. 

Também é utilizado com frequência para decorar materiais que carregam a identidade visual. 

Tipografia

A escolha de fontes também é crucial, já que toda marca necessita de comunicação textual. Sendo assim, tanto a fonte, que possivelmente será trabalhada no logo, deve trabalhar em harmonia com a que será usada em textos corridos. 

Estilos de comunicação

A padronização de como a parte visual da marca irá trabalhar está diretamente ligada ao público-alvo, apenas necessitando definir se será mais sóbria, lúdica ou um híbrido das duas formas. 

Concluindo, o desenvolvimento de uma identidade vai muito além da criação de um único logo para representar toda a marca. 

Por trás desse processo precisa existir profissionais competentes, conhecimento técnico, criatividade e estratégias que casem com o que a sua empresa representa e onde ela deseja chegar.

Portanto, se você precisa de uma ajuda para criar uma comunicação visual da sua empresa, a Allure pode te dar uma mãozinha nesse quesito.

Temos expertise nessa área e podemos criar uma identidade que seja exatamente o que a sua marca precisa!

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