Retrospectiva do Marketing em 2023: saiba tudo o que aconteceu neste ano

Retrospectiva do Marketing em 2023: saiba tudo o que aconteceu neste ano

21 de dezembro de 2023 /

Retrospectiva do Marketing em 2023: saiba tudo o que aconteceu neste ano

10, 9, 8, 7, 6…

Quem aí não aguenta mais 2023 e já começou a contagem regressiva? Calma, falta só mais um pouco para o ano acabar (com a gente!). Brincadeira. 

A realidade é que faltam pouquíssimos dias para 2024 chegar, mas, ainda dá tempo para mais uma retrospectiva, não é?

A retrospectiva do Marketing em 2023, claro!

Não tem jeito… no final do ano todas as empresas e plataformas fazem uma retrospectiva para te engajar e te ajudar a descobrir o que você fez, o que você consumiu e até o que você comeu. 

A essa altura do campeonato, você já sabe quantas horas do ano ficou com o fone no ouvido escutando música pelo Spotify. 

Lá no Instagram, é possível conferir as 9 fotos mais curtidas do ano e relembrar fatos que você até já tinha esquecido que viveu em 2023. 

E o que você comeu? Bom, o iFood também já te mostra quantos reais você gastou com delivery esse ano. 

Então, falta uma retrospectiva do Marketing em 2023 pra gente relembrar tudo o que rolou na internet, desde os memes até campanhas muito legais que nos servem como inspiração!

Continue a leitura e confira!

Quais são os principais fatos da retrospectiva do Marketing em 2023?

FATOS DE 2023, SEGUNDO O GOOGLE

Quanta coisa aconteceu em 2023, não foi? O Google que o diga, afinal, foram muitos termos pesquisados neste ano:

  • Acontecimentos – Copa do mundo de Futebol feminina, Submarino desaparecido, Guerra entre Israel x Hamas
  • Personalidades – Kayky Brito, Larissa Manoela, Ana Hickmann
  • Política – Posse do Lula, Anderson Torres, Alexandre de Moraes
  • Mortes – Glória Maria, Rita Lee, MC Marcinho
  • Shows – Coldplay, Taylor Swift, RBD
  • Filmes – Barbie, Oppenheimer, Velozes e Furiosos 10
  • Séries – The Last of Us, Loki, Wandinha
  • O que é… – O que é intervenção federal?, O que é urdu?, O que é Hamas?
  • Mulheres – Larissa Manoela, Ana Hickmann, Taylor Swift
  • Por que – Por que a guerra em Israel e Gaza?, Por que a Rachel Sherazade foi expulsa?, Por que MC Kauan foi preso?
  • Virou trend – Trend Disney Pixar, Trend Barbie, Trend da Lua
  • Meme – Indo ali meme, Bellingham meme, Fake Natty meme
  • Comida – Tacacá, Bolo Alagado, Salpicão de Frango
  • Games – Hogwarts Legacy, Baldur’s Gate 3, Resident Evil 4
  • Clubes de futebol – Al-Hilal, Al Nassr, Manchester City

TCHAU TWITTER, OLÁ X!

Com toda a certeza, esse foi um dos acontecimentos do ano na retrospectiva do Marketing em 2023.

Tudo começou lá em 2022, quando o empresário Elon Musk comprou o Twitter e começou a fazer uma série de alterações na plataforma.

Além do limite de leitura, permitir que as pessoas comprem o selo de verificado, mudanças na DM, entre outras coisas, a principal alteração foi a troca do nome da plataforma.

O Twitter, então, virou X. E o passarinho azul não existe mais. 

Segundo representantes da plataforma, “X é o estado futuro da interatividade ilimitada – centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/bancos – criando um mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X nos conectará a todos de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”.

THREADS: MAL SURGIU, FOI COM DEUS…

Enquanto o Twitter virava X, a concorrência estava de olho, mais especificamente o Sr. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que lançou a rede social Threads.

A nova rede funciona exatamente como o Twitter (agora X), em formato de microblog para textos, fotos e vídeos, com a possibilidade de linkar as postagens no Instagram.

Mas, ao mesmo tempo em que foi lançada, em julho, com um recorde de 10 milhões de usuários em sete horas, agora no fim de 2023 a plataforma acarreta uma queda de 82% de usuários.

Na retrospectiva do Marketing em 2023, o Threads aparece como uma plataforma nova, que não ofereceu nada novo.

OI BARBIE!: SUCESSO DE DIVULGAÇÃO

Oi Barbie!

Ok, quase ninguém aguenta mais essa saudação e ficou entediado de ver tanta coisa rosa nas lojas. Mas o segredo está exatamente aí: inúmeras empresas e marcas aproveitaram o lançamento do filme Barbie e entraram na onda para divulgar seus produtos, engajando clientes e atraindo um novo público.

Estima-se que mais de 150 milhões de dólares foram usados na campanha de divulgação do filme. 

Para isso, algumas estratégias de Marketing foram empregadas: 

  • Fan Service: ou seja, “dar o que os fãs querem”. Para isso, é preciso conhecer o seu público-alvo.
  • Marketing de relacionamento: a ideia é trazer uma nostalgia e se aproximar com as clientes para relembrar de algum momento importante de suas trajetórias.  
  • Co-branding: parcerias com outras empresas para potencializar o alcance do filme. Para isso, muitas marcas foram parceiras, como a C&A, que lançou uma coleção com mais de 60 mil peças, que esgotaram antes da estreia do filme. Já a rede de fast-food Burguer King, ofereceu uma experiência: personalizou uma de suas unidades com a identidade visual do filme e fez um lanche personalizado, o Pink Burger + Shake da Barbie.

Na retrospectiva do Marketing em 2023, o filme Barbie, com certeza, está no topo do sucesso!

LIÇÕES DE MARKETING COM A TAYLOR SWIFT 

Bom, os shows da loirinha aqui no Brasil foram muito conturbados, trazendo experiências traumáticas para muita gente, infelizmente.

No entanto, todo o frisson dos swifties brasileiros nos fizeram analisar: a loirinha country do pop sabe ser uma boa marketeira e nos ensina algumas lições.

Primeiramente, a importância de construir uma marca e imagem consistentes. Além da música, a Taylor tem uma imagem bem elaborada e conseguiu manter a lealdade dos seus fãs, que a fizeram ser respeitada na indústria musical, com uma sólida carreira de hits e prêmios.

Surpresas exclusivas funcionam! A cantora tem o costume de realizar surpresas para os seus fãs, com anúncios inesperados de lançamento de álbuns e até convite para alguns apoiadores participarem de ações em sua casa, o que mostra conexão da marca Taylor Swift com seu público.

Por último, a cantora nos mostrou que o Storytelling é uma ferramenta poderosa para construir uma mensagem, e fez isso com a própria The Eras Tour, que os fãs puderam conferir no Brasil. 

BRUNO MARS

De longe, um dos melhores shows de 2023 foi o do Bruno Mars no festival The Town. Até quem não foi e só assistiu vídeos pode confirmar isso.

Com seu show de simpatia, o “Seu Bruninho” gravou um vídeo dançando pelas ruas de São Paulo e isso mostrou ainda mais conexão com o público brasileiro.

Para aproveitar o hype do vídeo que viralizou, inúmeras marcas (grandes e pequenas) utilizaram o meme para fazer seu próprio marketing e se aproximar de seus clientes, seja divulgando produtos ou mostrando o dia a dia da empresa.

Essa é uma das melhores estratégias – divertida e muito eficaz – da retrospectiva do Marketing em 2023

MARKETING DE NOSTALGIA

Na retrospectiva do Marketing em 2023, não pode faltar o Marketing de Nostalgia! 

E sabe quem utilizou essa estratégia? RBD, NX Zero, Restart e outras bandas que “voltaram” para fazer uma turnê especial e comemorativa.

Mas esse comeback não é novidade no cenário musical. Já vimos isso com as Spice Girls, Backstreet Boys e, aqui no Brasil, com a dupla Sandy e Junior.

A principal característica do Marketing de Nostalgia é recriar uma conexão emocional com seu público-alvo e oferecer uma experiência ou produto. No caso das bandas, são os shows, para que os fãs vivenciem um momento único, que talvez não tiveram a oportunidade de viver na adolescência.

E claro, as marcas se aproveitam do momento para também fazer o marketing de seus produtos e serviços que tenham a ver com o engajamento gerado no momento.

INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS + CHAT GPT 

Não tem como falar de 2023 sem mencionar a Inteligência Artificial, não é?

Apesar de os robôs estarem no nosso dia a dia há algum tempo, seja com o GPS, o corretor ortográfico do celular ou a Alexa, esse ano a Inteligência Artificial esteve muito mais presente na rotina do Marketing, principalmente com o ChatGPT.

Esse robozinho é um pouco mais efetivo que o Google por nos trazer uma resposta completa, sem a necessidade de pesquisar direto na fonte. Mesmo assim, é importante validar todas as informações respondidas.

Para além disso, o ChatGPT também apoia os profissionais do Marketing na geração de conteúdo otimizado para SEO, com análise de dados de campanhas, automação de atendimento ao cliente, pesquisa de mercado e tendências, otimização de anúncios e palavras-chave, entre outras coisas.

O ANO DO REBRANDING

Aqui no blog da Allure nós já demos a letra: rebranding é tendência!

Muitas marcas viram isso e passaram um bom tempo (anos, em alguns casos) fazendo pesquisa e montando uma estratégia para renovar sua identidade.

Quem apostou nisso foi a Tic Tac, Johnson & Johnson, Warner Bros Pictures, Fanta, Bauducco e o Banco Itaú. 

Dentro da retrospectiva do Marketing em 2023, o rebranding é uma estratégia que proporciona expansão da marca para novos mercados e ainda a atualiza para se adaptar à tecnologia e aos novos comportamentos dos consumidores.

E O QUE O FUTURO NOS RESERVA PARA 2024?

Bom, segundo a RD Station, as principais tendências de Marketing para 2024 são:

  • Inteligência Artificial como ferramenta de produtividade
  • Canais de mensagem direta
  • Criação de comunidades
  • Branding no foco das marcas
  • Collabs e ecossistema de parcerias
  • Hipersegmentação e personalização
  • Narrativa original e descontraída
  • Inteligência de dados
  • Influência no mundo real
  • Uso de dados first-party

Agora, nos resta aguardar 2024 chegar para aproveitar as novas tendências e estratégias do mundo do Marketing!

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